O equipamento de corte plasma é uma fonte do tipo inversor que promove o corte de metais através de um arco elétrico e ar comprimido. O Plasma trata-se de um gás aquecido a uma temperatura elevada, o gás é ionizado e passa ser eletricamente condutivo, capaz de aquecer o metal a ponto de fundir e promover o corte.
Como funciona o corte com o plasma
O corte plasma é feito através da utilização de um bico com um orifício para comprimir o gás ionizado em alta temperatura até que possa se utilizado para cortar secções de metais, como o aço carbono, aço inoxidável, o alumínio e outros metais eletricamente condutores.
Oxigênio. O corte a plasma baseado no oxigênio tornou-se padrão na indústria do aço carbono, principalmente porque oferece a melhor qualidade e maior velocidade durante o corte.
A tecnologia de corte a plasma pode cortar metais e chapas de aço em espessuras que variam de 1mm a 80 mm de espessura em velocidades de até 20 metros por minuto. Entre laser e corte a plasma, os plasmas são mais eficientes no corte de metais e chapas de aço que variam de 11 mm a 25 mm de espessura e acima.
Utilizando-se argônio e hidrogênio e dependendo do equipamento o corte plasma pode atingir temperatura de até 25000c°.
39 curiosidades que você vai gostar
A qualidade do corte
Quanto as grandes espessuras, atualmente existe tecnologia de corte de plasma que permite cortar até 8 polegadas de espessura, mas é limitada somente ao processo mecanizado. O corte manual de plasma não é possível até agora para espessuras superiores a 1/2 polegadas.
A diferença básica entre esses três estados é o quanto de energia existe em cada um deles. Se adicionarmos energia sob forma de calor ao gelo, ele se transforma em água.
Entenda porque o corte a plasma é o processo mais aplicado nas indústrias em geral, e como sua ampla utilização vem substituindo outros processos, como o oxicorte. Um processo de corte a plasma produz menos escória, menor deformação da peça e uma zona termicamente afetada (ZTA) menor do que o oxicorte.
O corte a plasma é uma técnica de corte de chapas metálicas ou outros materiais. ... Já a tecnologia a laser consegue cortar alguns materiais que o plasma não consegue, como acrílicos e madeira. O corte a laser também é usado em casos de corte de metal e chapas de aço que (de 0,5 mm a 10 mm de espessura).
Inversor Corte de Plasma Pelegrin – Bom Custo-Benefício
Mas, se você não dispensa um bom custo-benefício, então confere só essa máquina de corte plasma! Este modelo apresenta uma maior segurança, ausência de ruídos, economia de energia e uma velocidade elevada de corte.
A máquina de corte a plasma é utilizada para o corte de chapas de aço, alumínio e outros metais em espessuras e tamanhos diferentes, sejam aqueles que conduzam eletricidade.
O Maçarico (Oxiacetileno) é o processo mais antigo de corte que existe. Usa uma fonte de calor de alta temperatura, advinda da queima de um combustível (Acetileno com Oxigênio) , geralmente com uma tocha para aquecer e cortar o metal. Então, o oxigênio é transferido para o metal, queimando-o como um óxido de metal.
Quando for cortar materiais mais espessos, o ideal é que se ajuste a amperagem para saída total. Após isso você deve variar a velocidade do deslocamento durante o corte. Em materiais menos espessos, diminua a amperagem do equipamento e mude para uma ponta de menor amperagem.
A injeção de água no arco contribui para um maior grau de constrição do arco atuando como se fosse um segundo bico de corte. As temperaturas do arco nesta região são estimadas em aproximadamente em 50.000°K ou seja 9 vezes a temperatura da superfície do sol ou ainda duas vezes a temperatura do arco plasma convencional.
Desvantagens: Pode-se destacar: o alto custo inicial do sistema; a pequena variedade de potências disponíveis que limitam o corte a espessuras relativamente baixas e a materiais que apresentem baixa reflexão da luz; a formação de depósitos de fuligem na superfície no corte de materiais não-metálicos como madeira e ...
O corte à laser é o processo mais avançado para cortes térmicos, entre as vantagens estão a economia, precisão, qualidade superior, pouca perda de material, corte de figuras complexas, sem desgaste da ferramenta, programação flexível e agilidade na produção.
O corte a laser é um processo de separação térmica. O material, ao ser atingido pelo feixe de laser, aquece-se ao ponto de se derreter ou se vaporizar completamente. Depois que o feixe de laser transpassa por completo o material em determinado ponto, inicia-se o processo de corte propriamente dito.
Oxicorte x Plasma
É um dos processos de corte que se fundamenta na erosão do material por meio da ação do calor (erosão térmica). Neste processo, a erosão térmica, surge de uma reação do oxigênio com o metal a alta temperatura promovendo o corte.
O processo de corte consiste em um jato plasma de alta velocidade acionado sobre à peça de trabalho que funde o metal que está sendo cortado. O gás utilizado expulsa o material fundido da região da peça. O Plasma de alta definição produz melhores cortes devido a alta tecnologia dos bicos e acessorios para corte.
Embora o plasma faça um trabalho muito bom, observa-se que os cortes a laser nessa espessura são mais precisos e, principalmente, possuem uma área menos afetada termicamente. A principal vantagem do laser é observada no hexágono, pois o raio do arco do plasma limita a capacidade de fazer cantos internos nítidos.
Os 4 tipos de corte de peças metálicas mais comunsCorte a laser. Relacionado: Tecnologia de impressão 3D reduz custos na produção de peças para a indústria. ... Corte a plasma. O corte a plasma, por sua vez, utiliza gás em alta temperatura para cortar qualquer material que conduza eletricidade. ... Oxicorte. ... Corte jato d água.
Para o plasma, a quantidade de deformação (ou seja, nível de dureza do metal) depende dos gases usados. O gás de nitrogênio produz bordas mais quebradiças, mais duras, enquanto o gás de oxigênio menos.
Com o plasma, é possível realizar o corte na maioria dos metais, como aço carbono, alumínio, aço inoxidável e cobre. Além do mais, esse processo pode ser utilizado para cortar metal empilhado, peças com furação, e até peças enferrujadas ou pintadas.
Vantagens do corte plasma
A principal vantagem é a significativa redução do risco de deformação por causa da propagação térmica na zona de corte, além da sua grande velocidade de corte.
Corte químico é quando você usa coloração, descoloração, alisamentos em geral e permanentes. Corte térmico é o uso de Secador, chapinha, babyliss…
Como tirar a senha de um Alcatel?
Como tirar o transparente do dente?
Como arrumar pressão da descarga?
Como clarear a tela do celular Multilaser?
Como trabalhar com o método fônico?
Como regular um relógio de pêndulo?
O que é mostrar Pré-visualização no iPhone?
Como ser um tradutor de filmes?
Como calibrar um termopar tipo K?
É possível tirar mancha do olho?
O que é o material Cuisenaire?
Como regular pulverizador canhão?
Como tirar o som do teclado do celular Multilaser Flip Vita?
Como escrever em um arquivo JSON?
Como acertar o relógio do forno microondas Brastemp?