Se você optar por fazer o acesso com o cateter curto: deve-se inserir a agulha com o bisel voltado para cima (SEMPRE) e com uma angulação de 45 graus em relação a pele e a partir daí, retificamos a agulha até 15 graus. Iremos introduzir até que vejamos sangue refluindo pelo cateter.
Geralmente, é a maneira mais fácil e rápida de se obter um acesso venoso. Para realizá-lo é preciso fazer a punção de uma veia periférica superficial, principalmente no antebraço e dorso da mão. Nesse ponto, posiciona-se um cateter que está acoplado a um adaptador, cuja função é se conectar a seringas e equipos.
Lavar as mãos e calçar luvas de procedimentos; Pinçar o equipo e o extensor; Umidificar a gaze com removedor de esparadrapo para lubrificar o curativo; Aguardar enquanto a solução seca completamente; Remover o curativo enquanto estabiliza o cateter; Com gaze seca, aplicar uma leve pressão e retirar o cateter; ...
Inserir o cateter na veia com a mão dominante com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º, 1 cm abaixo do local da punção. Após a verificação do refluxo sanguíneo, pedir para o paciente abrir a mão, introduzir delicadamente o corpo do cateter e retirar o mandril (cateter sobre agulha). Soltar o garrote.
Existem dois tipos de cateteres: o cateter venoso periférico, que é a introdução de um cateter nos membros, como braço, mão e perna; e o cateter venoso central, que é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro, bem como de medicações específicas, como quimioterapia ou dieta parental.
Aspirar a solução fisiológica a 0,9% na seringa de 10 ml; Fazer a desinfeção da via com álcool swab; Aspirar o dispositivo para confirmar o fluxo do cateter; Administrar um volume mínimo de ao menos 2 (duas) vezes o volume da capacidade do cateter (priming);
CUIDADOS COM O ACESSO VENOSO PERIFÉRICO »Sempre lavar as mãos antes de entrar em contato com o paciente; »Somente a equipe médica e de enfermagem pode manipular o acesso e fazer a medicação; »Verificar se está bem fixado na pele;
Caso o paciente se queixe de dor durante a infusão de alguma medicação ou mesmo em repouso, feche o registro do equipo imediatamente. Mas, qual seria o melhor tipo de curativo para o acesso venoso periférico?
Com um breve resumo, podemos falar que o acesso periférico consiste na introdução de um dispositivo do tipo cateter em uma veia periférica com o objetivo de ter amostra sanguínea, reposição volêmica e de hemoderivados (MUITO importante para pacientes politraumatizados, ehm!!!-
DIFICULDADES COM O ACESSO VENOSO »Possibilidade de ocorrer sangramentos se não estiver bem fechado; »Possibilidade de sair se não houver cuidado e boa fixação; »Porta de entrada para infecções; »Desconfortável para o paciente; »Dor no local.
Como pagar fatura atrasada Nubank?
Como Pagar via QR Code Banco do Brasil?
O que é a previdência privada?
Como emitir nova guia do FGTS?
Onde pagar a Guia de Recolhimento da União?
Como pagar última parcela financiamento Santander?
O que quer dizer tara na balança?
Como acabar de vez com o chiado do freio?
O que fazer quando aparece conversão de arquivo?
Como pintar o cabelo tendo alergia?
Como tirar ruído do microfone w10?
Como tirar o queimado de pipoca do fundo da panela?
Como tirar o ressecamento do cabelo na transição capilar?
Como limpar o áudio de um vídeo?
Porque o cabelo crespo e seco?