A cinesioterapia é um tipo de terapia que utiliza de movimentos, sendo também dada como um exercício terapêutico. Seus principais objetivos são: tratar ou prevenir comprometimentos; melhorar, restaurar ou aumentar a função física; otimizar o preparo físico e a saúde geral.
Para quem é indicada a cinesioterapia? Os exercícios de cinesioterapia é indicado após que a dor e a inflamação do paciente tenha acontecido. Para começar, exercícios mais leves são realizados, como isometria (sem movimento das articulações), além de alongamentos.
Sua principal finalidade é a manutenção ou desenvolvimento do movimento livre para a sua função, e tem como efeitos principais a melhora da força, resistência à fadiga, coordenação motora, mobilidade e flexibilidade.
Cinesioterapia é um ramo da fisioterapia que se dedica a terapia com movimentos, estes responsáveis pela reabilitação de funções motoras do corpo. Etimologicamente, cinesioterapia se originou a partir da junção das palavras gregas: kínesis, que significa “movimento”, e therapeia, que quer dizer “terapia”.
A ação do fisioterapeuta na cinesioterapia O fisioterapeuta aplica as técnicas terapêuticas através de movimentos orientados, procurando reverter o quadro de limitação da articulação ou músculo.
A Cinesiologia e a Biomecânica nos permitem analisar os movimentos articulares nos planos anatômicos, entender de que forma as estruturas do corpo respondem à aplicação cargas mecânicas e de que forma as forças atuam e modificam o movimento humano.
Esses exercícios devem ser orientados pelo fisioterapeuta de forma individual, respeitando as necessidades de cada paciente, mas podem ser realizados em grupo que tem características e necessidades semelhantes.
Os exercícios cinesioterapêuticos podem ser indicados após a redução da dor e da inflamação. Inicialmente podem ser realizados exercícios mais leves, de isometria, sem movimentos das articulações + alongamentos, e a seguir podem ser utilizados pequenos equipamentos como fitas elásticas, halteres ou bolas.
O grande propósito do tratamento fisioterapêutico é oferecer qualidade de vida às pessoas, por meio da prevenção e reabilitação física.
A fisioterapia motora possui o objetivo de otimizar as funções motoras do paciente, lentificando as contraturas, deformidades, encurtamentos musculares, pressão por longos tempos em decúbitos, compressões nervosas, maximizando a força muscular e a independência para as atividades de vida diária (AVD´s) do paciente.
A cinesioterapia costuma ser aplicada em consonância com outras terapias, como a hidroterapia, terapias manuais e etc. Entre alguns dos exercícios terapêuticos aplicados na cinesioterapia estão: alongamentos, reeducação da postura, equilíbrio corporal, coordenação motora, exercícios respiratórios, e etc.
A Cinesioterapia pode ser passiva ( qd o terapeuta realiza o movimento), ativo livre ( qd o paciente realiza o movimento) ou resistida ( qd o paciente realiza com elástico, peso ou resistência do terapeuta. Abraço! Veronica Moreira
Etimologicamente, cinesioterapia se originou a partir da junção das palavras gregas: kínesis, que significa “movimento”, e therapeia, que quer dizer “terapia”. Esta terapia é estudada através da cinesiologia, que significa “estudo do movimento”.
Os exercícios cinesioterapêuticos podem ser indicados após a redução da dor e da inflamação. Inicialmente podem ser realizados exercícios mais leves, de isometria, sem movimentos das articulações + alongamentos, e a seguir podem ser utilizados pequenos equipamentos como fitas elásticas, halteres ou bolas.
Como os fungos podem se espalham por todo o planeta?
Como colocar o nome do pai biológico da certidão?
Qual é a hipótese de Urey e Miller?
Quais foram as estratégias utilizadas pelos incas para expansão e manutenção do império?
Qual foi a principal contribuição dos etruscos para a escultura em Roma?
Como os exercícios ajudam na depressão?
Qual é a melhor Bíblia católica?
Como eu faço para Imprimir a folha deitada?
Porque o processo migra para o PJe?
Como iniciar uma conversa com uma amiga?