A caixa de Inspeção também é um pequeno reservatório com tampa onde é despejado o esgoto dos cômodos que não tem gordura, como banheiros e área de serviço. Serve para inspecionar, ou seja, verificar qualquer problema ou entupimento no caminho do esgoto antes que ele seja jogado na rede pública.
Trata-se de um elemento do sistema de esgoto normalmente produzido em concreto, que deve ser encaixado nas tubulações, em pontos críticos de entupimento. A caixa de inspeção facilita o acesso aos tubos para realizar a limpeza e desobstrução, e assim prosseguir sua utilização sem a necessidade de troca.
Faz parte do sistema coletor sanitário. Ela recebe os resíduos já sem gordura. Quem faz o trabalho de separá-la é a caixa de gordura. A caixa de esgoto fica responsável por verificar a limpeza e identificar possíveis entupimentos.
São indicadas para os locais onde ocorre a mudança de direção ou declividade na rede de esgoto. Permite a inspeção, limpeza e desobstrução do sistema de forma fácil e rápida. Possuem prolongadores para melhor se adaptar ao seu projeto.
Recomenda-se colocar uma caixa de inspeção pouco antes dos despejos nos sistemas individuais de tratamento (fossa, filtro e sumidouro). Assim, caso a rede coletora de esgoto passe a atender aquele local, pode-se isolar o sistema antigo e, a partir dali, ligar ao sistema coletor público.
A caixa de gordura retira a gordura dos rejeitos oriundos da cozinha, já a caixa de inspeção capta e distribui água potável, sem o esgoto.
Portanto, dentro de uma residência a caixa de esgoto se faz essencial para a manutenção e criação de um ambiente limpo, saudável e sustentável. Afinal de contas, ela permite um melhor fluxo de resíduos pelo sistema que cada casa/apartamento possui. Ou seja, cada cômodo que possui ligação a ela se torna mais sanitizado.
Caixa de Inspeção Como Instalar
Por isso, ela deve ser implementada no ponto de encontro de todos os ramais da habitação, ou seja, onde os dejetos eliminados por todos pontos da casa convergem em um ponto só. Assim, ela é instalada no ponto em que o esgoto muda de direção rumo às vias públicas de encanamento.
Todas elas têm a função de vistoriar o funcionamento das mesmas.
Com isto dito, a algumas normas com relação ao posicionamento das caixas de inspeção que devem ser seguidas: A distância de uma caixa até a outra deve ser de, no máximo, 25 metros; A distância entre a última caixa de inspeção e o coletor de esgoto da rede pública não pode ser superior a 15 metros;
Dessa maneira, a caixa, além de servir para inspeção, faz a interligação e torna o sistema de esgoto mais eficiente e simples. Também é um tanque, só que por ele o que passa é a água da cozinha. Essa caixa retém a gordura que sai quando lavamos pratos e panelas na pia ou na máquina de lavar louças.
Estas caixas que foram dispostas ao longo do coletor predial irão servir para fazer desobstruções (popular desentupimento), sem maiores percalços. Seu fundo possuirá declividade o suficiente para provocar o escoamento dos dejetos, pois caixas de inspeção funcionam como locais de passagem, não de acumulação e tratamento de dejetos.
Feito isso, deve-se dispor caixas de inspeção seguindo essas regras: Distância entre elas não superior a 25 m. Distância entre a última caixa e o coletor da rede pública de esgoto de até 15 m. Até 10 m de distância de ramais de esgoto de vasos sanitários, caixas sifonadas ou mesmo caixas de gordura.
Quanto tempo é bom correr por dia?
Qual a diferença do macarrão integral para o normal?
Qual órgão fica abaixo da costela lado direito?
Qual a história de Fullmetal Alchemist?
Qual o melhor fuzil da Taurus?
Quantos filhos Dorinha do Val tem?
Quantas doenças autoimunes existem?
Quando há impedimento do juiz?
Porque o nome Chapada do Araripe?
Como resolver problema com a LATAM?
Qual a importância da rotulagem ambiental?
Como consultar número do NIS PIS pelo CPF?
Como preparar o chá de Feno-grego em pó?
O que Sócrates fez para ser considerado um elemento perturbador da democracia?
Quando começa a valer a suspensão da CNH?
Quais são as principais características das empresas transnacionais?