No poço artesiano a água jorra naturalmente devido a pressão exercida, que faz com que a água seja levada até a superfície. Quando a pressão não é suficiente será preciso o auxilio de uma bomba, neste caso o poço será chamado semi artesiano. O poço artesiano retira a água dos arquíferos.
O poço artesiano é perfurado com o objetivo de captar a água que se encontra nos lençóis freáticos e nos aquíferos. Essa água armazenada no subsolo, está infiltrada em rochas e sedimentos, em grande profundidade ou se encontra no lençol freático, próximo à superfície.
Em geologia, considera-se um poço a obra de captação de água subterrânea, feita por meio de escavação ou com o emprego de perfuratriz em um furo vertical. Em algumas regiões do nordeste do Brasil, quando cavado na rocha ou originado das cheias dos rios, denomina-se cacimba.
metros
O poço artesiano capta água de reservas mais profundas (Aquíferos) e pode ser jorrante ou não. Além disso, pode precisar de bomba ou não. Por estarem em regiões mais profundas não necessita de filtros. Também é um poço tubular e sua profundidade pode variar de metros.
A profundidade total de um poço dependerá da vazão de água esperada pelo cliente e das características hidrogeológicas da região. Quanto maior a necessidade de água, mais profundo o poço precisa ser. No geral, o preço por metro de perfuração varia de R$ 1 em camada rochosa.
O método geofísico é comprovado cientificamente. É uma leitura do subsolo capaz de indicar as entradas de água e sua profundidade. A principal tecnologia geofísica utilizada para a locação de poços é a eletrorresistividade. Nela, correntes elétricas percorrem o substrato rochoso e geram leituras de resistividade.
20 a 60 metros
Poços semi artesianos costumam ter de 20 a 60 metros. Nestes casos, a água encontrada pode não ser adequada para consumo humano, necessitando de filtros e tratamento.
"O Poço" conta a história de Goreng, um homem que acorda como prisioneiro em uma cadeia vertical. Com centenas de níveis, o lugar se baseia na divisão da comida: um banquete vem descendo do ...
Perfuração. Quando o poço é perfurado, e no subsolo encontra-se areia, argila, ou pequenas rochas é preciso fazer um revestimento das paredes do poço, para que esse material não consolidado não acabe por se desagregar e ser expelido para a superfície ou até mesmo entupir o poço.
Geralmente, a sua profundidade é maior que a de um poço convencional e, em geral, suas águas têm uma pureza microbiológica maior e com mais sais minerais. Em sua utilização normal para uso residencial, as águas são captadas através de canos.
Com centenas de níveis, o lugar se baseia na divisão da comida: um banquete vem descendo do nível zero até o fim - quanto mais para baixo, menos alimento e mais precária a situação. O poço, claro, é uma representação da sociedade, e, como o companheiro de cela de Goreng diz, “existem os de cima, os de baixo e os que caem”.
Quanto tempo leva para aprender esperanto?
Como funciona o equilíbrio de mercado?
Como fazer um empréstimo pelo Banco do Nordeste para MEI?
O que eu preciso ter para alugar livros na biblioteca?
Para que serve um exaustor de ar?
Como será exercida a administração da sociedade isoladamente?
Como fazer pipoca gourmet para aniversário?
Como será o clima na Caatinga como serão seus corpos d'água sua vegetação e sua fauna?
Qual o perfil do administrador do futuro?
Como funciona o lucro da Hinode?
Como pode ser a junção dos continentes no planeta Terra daqui a 200 milhões de anos?
Como enviar algo pelo Mercado Livre?
Como será a primavera no Rio de Janeiro em 2020?