A Terapia Infantil é uma área da psicoterapia voltada especialmente para o atendimento de crianças. Geralmente, os profissionais utilizam recursos lúdicos para observar o comportamento dos pacientes e trabalhar as dificuldades mais evidentes.
A psicologia infantil trabalha com a psicoterapia. O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, pois através da brincadeira ela pode expandir seus sentimentos acumulados e ressignificar os eventos traumatizantes.
BenefÃcios da Terapia Infantil
Segundo Souza e Baptista (2001), o terapeuta deve, logo na primeira sessão, apresentar-se à criança, explicar sobre sua profissão, buscar entender qual a representação que ela tem da terapia, deixar claro quem a contratou e qual a queixa apresentada pelos pais ou responsáveis.
Os psicólogos são os profissionais que conhecem como as pessoas pensam, sentem e como elas agem — ou seja, por que elas fazem o que fazem. Eles ajudam as crianças a entenderem o que elas estão sentindo — OS SENTIMENTOS! —, a cuidar dos problemas e a lidar com situações difÃceis.
Qual o objetivo da Psicoterapia Infantil? O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, pois através da brincadeira ela pode expandir seus sentimentos acumulados de tensão, frustração, insegurança, agressividade, medo, espanto, confusão e re-significar os eventos traumatizantes.
6 sinais de que é hora de procurar um psicólogo infantil
Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.
As primeiras sessões são realizadas com os pais, ou quem exerce essa função. O psicólogo realiza entrevistas iniciais para reunir informações sobre a história da criança e para conhecer a dinâmica da famÃlia em que a criança está inserida.
O que o psicólogo faz? Psicólogo é um profissional que busca entender os comportamentos e as funções mentais do ser humano. Ele aplica métodos cientÃficos para compreender a psiquê humana e atuar no tratamento e prevenção de doenças mentais e melhorar sua qualidade de vida.
Nesse sentido, a terapia infantil é utilizada para identificar os conflitos que estão gerando dor e desconforto. Essa situação afeta o bem-estar não só dos pequenos, como também dos pais ou responsáveis quando não conseguem encontrar uma saÃda para o problema.
O tratamento psicoterápico infantil começa com uma entrevista com os pais ou responsáveis. Nessa conversa inicial é feita uma anamnese minuciosa a fim de coletar dados sobre o histórico da criança. Compreender a dinâmica familiar e a apresentação das principais queixas é o ponto de partida para direcionar condutas mais acertadas.
Com bastante tato e delicadeza, o terapeuta conseguirá, aos poucos, dar nome aos sentimentos da criança e explicar para ela as melhores formas de enfrentar o que tanto a incomoda. No decorrer das consultas, serão criadas possibilidades múltiplas que facilitarão o processo do seu desenvolvimento.
O funcionamento da terapia para crianças, no entanto, depende muito do que leva a criança para a terapia. Em alguns casos, a busca pode ser motivada por uma perda que pode gerar trauma, por dificuldades por que a famÃlia passa (como divórcio dos pais, por exemplo), por grandes mudanças na vida (como de cidade).
Como instalar papeleira de embutir?
Qual é o nome da camada gasosa que envolve a Terra?
Como usar o comando cd no Prompt?
Como se fala o nome das cores em espanhol?
Como instalar NetBeans pelo terminal?
Como se diz bom dia em egÃpcio?
Como faço para publicar no Instagram pelo Facebook?
Como se fala Anderson em espanhol?
Como trabalhar o projeto de vida?
Como pegar metrô no aeroporto de Salvador?