Trata-se de uma terapia que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Estes remédios se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células ruins que estão formando a doença e impedindo, também, que elas se espalhem pelo organismo.
Paliativo. Para tumores em estágio avançado, o objetivo da quimioterapia é melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida do paciente, aliviando os sintomas provocados pelo câncer, o que se denomina quimioterapia paliativa.
A quimioterapia paliativa apenas melhora a qualidade de vida do paciente e só é utilizada em casos em que não há mais chances de cura da doença. É importante lembrar que a quimioterapia não é o único e tampouco o mais eficaz dos tratamentos contra o câncer.
Quimioterapia vermelha
Este tipo é entendido pelos pacientes como a quimioterapia mais forte, com efeitos colaterais mais intensos. Sua coloração avermelhada se dá por conta dos seus medicamentos, de cor rubi, quando diluídos. São eles a Doxorrubina e Epirrubucina, que podem ser usados isoladamente ou em conjunto.
“A imunoterapia funciona de forma diferente da quimioterapia, ela faz com que o próprio sistema imune do paciente combata o câncer. A queda de cabelo não é um efeito adverso comum desse tratamento”. É importante lembrar que esse tipo de terapia pode causar outros efeitos adversos que também precisam de atenção.
44 curiosidades que você vai gostar
A quimioterapia branca é considerada mais branda porque as antraciclinas, compostos da vermelha, são mais ácidas e costumam ser agressivas às veias periféricas, como as da dobra do braço e do dorso da mão. No entanto, as reações vão depender bastante do organismo do paciente.
O problema disso é que existem células normais do corpo que também se multiplicam rapidamente, como as células do sistema imunológico, por isso sempre pedimos exames de sangue durante o tratamento para acompanhar como está a imunidade.
O tipo mais conhecido de quimioterapia é a antineoplásica, que tem como objetivo destruir as células cancerígenas.
Como os cabelos estão em constante crescimento, a quimioterapia afeta sua raiz, levando a queda dos cabelos. Este é um efeito comum de medicamentos como as antraciclinas (doxorrubicina e epirrubicina), os alquilantes, como a ciclofosfamida e os inibidores de topoisomerase, como o irinotecan.
O que os japoneses fazem no tempo livre?
Como acontece a absorção do medicamento pelo organismo?
Porque o rio Nilo foi fundamental para a civilização egípcia?
Como ocorre a formação do corpo residual?
Quais as principais formas de termorregulação em animais?
O que um soropositivo deve evitar?
Qual a influência dos meios de comunicação no consumo?
Qual a reserva energética de carboidratos e lipídios do organismo?
Como os indígenas conseguem a cor preta?
Como solicitar segunda via do Coren?
Tem como soldar ferro com alumínio?
Como pedir segunda via do cartão VR?
Como desengasgar o bebê Recém-nascido?
Como solicitar segunda via cartão de crédito Caixa?
Como conseguir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros?