Como funciona a origem e a aplicação de recursos no balanço patrimonial?

Pergunta de Luana Inês de Correia em 31-05-2022
(26 votos)

Quando analisamos o Balanço Patrimonial temos que as contas de Passivo Exigível e Patrimônio Líquido representam as origens dos recursos. As contas do Ativo, por sua vez, representam, por sua natureza, aplicações de recursos.

O que é origem dos recursos na contabilidade?

As origens de recursos são representadas pelos aumentos no Capital Circulante Líquido, e as mais comuns são: ... Os empréstimos feitos e pagáveis a curto prazo não são considerados como origem de recursos para fins dessa demonstração, pois não alteram o Capital Circulante Líquido.


Quais são as origens e aplicações de recursos?

Os recursos podem estar sendo aplicados em: estoques de mercadorias, bens, aplicações financeiras, contas a receber etc. O Passivo representa de onde veio o dinheiro, se próprio ou de terceiro. E, o Ativo para onde foi aplicado o dinheiro, se em bancos, estoques, bens etc.

O que são aplicações no Balanço Patrimonial?

Na contabilidade, as aplicações financeiras são aquelas realizadas em diversos tipos de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, como: Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Fundos de Investimento Financeiro (FIF), Letras Hipotecárias, etc.

O que é a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos?

O que era a DOAR (Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos)? A DOAR (Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos), era uma obrigação acessória que informava qual havia sido a variação do patrimônio de uma empresa ao longo do ano. Entretanto, a DOAR foi extinta em 2007, com a chegada da Lei 11.638.

Origens e Aplicações de Recursos


22 curiosidades que você vai gostar

O que é aplicação de recursos?

APLICAÇÃO DE RECURSOS é todo o ativo (que está sempre à esquerda no Balanço Patrimonial). São os bens e direitos que estão à disposição da empresa. É a destinação que a empresa dar aos recursos que tiveram origem quando a empresa assumiu a obrigação.

O que significa a sigla DRE?

A DRE é a Demonstração do Resultado do Exercício, um documento com importância tanto contábil quanto gerencial. Com a DRE, é possível ter uma visão sintetizada e estruturada dos principais indicadores financeiros do negócio, entendendo de maneira transparente os resultados: se houve lucro ou prejuízo e os seus porquês.

O que é uma aplicação financeira?

Já a aplicação financeira é o investimento que você faz, ou seja, é quando você compra esse ativo ou título para ter uma remuneração em cima do valor aplicado. Em outras palavras, a aplicação financeira é o produto de investimento comprado por você com o objetivo de que haja alguma rentabilidade.

São exemplos de aplicação de recursos?

Aplicações de recursos

Uma empresa pode aplicar os seus recursos na sua atividade operacional, o que inclui, por exemplo, os gastos com a compra de estoques, compra de máquinas, pagamento de fornecedores, aumento das vendas a prazo etc.



Outras questões

Onde se pode vender notas antigas?

Como juntar os dentes rápido?

Como se tornar um milionário do zero?

Como sempre ganhar no trader?

O que é bom para limpar ouro branco?

O que é ser mãe na Bíblia?

Como colocar Thumb no vídeo do YouTube pelo celular?

O que é preciso para ter atitude?

Como fechar a janela Central de Ações?

Quanto ganha um gerente de vendas da Natura?

Como evitar fissuras na parede?

Qual trem pegar para Barra Funda?

Como ser uma mulher sábia de acordo com a Bíblia Sagrada?

Como olhar contracheque no gov BR?

Como lidar com uma pessoa convencida?

Como consultar saldo na minha conta da Caixa?

O que é ser uma pessoa aleatória?

Como fechar Mini pastéis?

O que é ser diligente na Bíblia?

Como fechar as páginas abertas?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com