Como funciona a origem e a aplicação de recursos no balanço patrimonial?

Pergunta de Luana Inês de Correia em 31-05-2022
(26 votos)

Quando analisamos o Balanço Patrimonial temos que as contas de Passivo Exigível e Patrimônio Líquido representam as origens dos recursos. As contas do Ativo, por sua vez, representam, por sua natureza, aplicações de recursos.

O que é origem dos recursos na contabilidade?

As origens de recursos são representadas pelos aumentos no Capital Circulante Líquido, e as mais comuns são: ... Os empréstimos feitos e pagáveis a curto prazo não são considerados como origem de recursos para fins dessa demonstração, pois não alteram o Capital Circulante Líquido.


Quais são as origens e aplicações de recursos?

Os recursos podem estar sendo aplicados em: estoques de mercadorias, bens, aplicações financeiras, contas a receber etc. O Passivo representa de onde veio o dinheiro, se próprio ou de terceiro. E, o Ativo para onde foi aplicado o dinheiro, se em bancos, estoques, bens etc.

O que são aplicações no Balanço Patrimonial?

Na contabilidade, as aplicações financeiras são aquelas realizadas em diversos tipos de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, como: Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Fundos de Investimento Financeiro (FIF), Letras Hipotecárias, etc.

O que é a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos?

O que era a DOAR (Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos)? A DOAR (Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos), era uma obrigação acessória que informava qual havia sido a variação do patrimônio de uma empresa ao longo do ano. Entretanto, a DOAR foi extinta em 2007, com a chegada da Lei 11.638.

Origens e Aplicações de Recursos


22 curiosidades que você vai gostar

O que é aplicação de recursos?

APLICAÇÃO DE RECURSOS é todo o ativo (que está sempre à esquerda no Balanço Patrimonial). São os bens e direitos que estão à disposição da empresa. É a destinação que a empresa dar aos recursos que tiveram origem quando a empresa assumiu a obrigação.

O que significa a sigla DRE?

A DRE é a Demonstração do Resultado do Exercício, um documento com importância tanto contábil quanto gerencial. Com a DRE, é possível ter uma visão sintetizada e estruturada dos principais indicadores financeiros do negócio, entendendo de maneira transparente os resultados: se houve lucro ou prejuízo e os seus porquês.

O que é uma aplicação financeira?

Já a aplicação financeira é o investimento que você faz, ou seja, é quando você compra esse ativo ou título para ter uma remuneração em cima do valor aplicado. Em outras palavras, a aplicação financeira é o produto de investimento comprado por você com o objetivo de que haja alguma rentabilidade.

São exemplos de aplicação de recursos?

Aplicações de recursos

Uma empresa pode aplicar os seus recursos na sua atividade operacional, o que inclui, por exemplo, os gastos com a compra de estoques, compra de máquinas, pagamento de fornecedores, aumento das vendas a prazo etc.



Outras questões

O que é uma roupa slim?

Como achar Biblioteca?

O que o excesso de proatividade pode causar para o profissional?

Quais são as preliminares de mérito no processo penal?

Quais outros atos que podem responsabilizar o advogado na sua atuação profissional?

O que é validação de segurança?

É possível a alteração da competência no curso do processo?

Qual é a pena por estelionato?

Como reproduzir vídeo em formato AVI?

Quais são os gêneros não binários?

Qual foi o maior massacre da história?

Qual progressiva afina menos o cabelo?

O que é encefalite no cérebro?

Quanto tempo dura o tomate na geladeira?

Como fazer suas publicações serem vistas no Instagram?

Pode levar líquido na mala despachada?

Como ver o valor do salário dos servidores públicos?

Em que ano o frevo foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade?

O que é planejamento exemplos?

Quando o relator pode decidir monocraticamente?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com