Como funciona a nova lei de pensão alimentícia?

Pergunta de Eder Silva em 23-09-2022
(55 votos)


Como funciona a nova lei de pensão alimentícia?

Atualizado em 20. O Projeto de Lei 4.740/2020, de autoria do deputado Diego Andrade (PSD-MG), estabelece que a pensão alimentícia seja paga até que o filho complete 21 anos, independentemente de decisão judicial. A regra não será válida apenas para os filhos com invalidez.

Quais são as leis de pensão alimentícia?

A pensão alimentícia é um direito, previsto nos artigos 1.694 a 1.710 do Código Civil de 2002, que garante a parentes, cônjuges ou companheiros a possibilidade de pedir a outra parte auxílio financeiro para que tenham condição de se alimentar, se vestir, estudar e cuidar da própria saúde.

Quando começa a valer a pensão alimentícia?

Depois do pedido feito na Justiça, o juiz irá dar prosseguimento no processo, através da citação do pai da criança, que nada mais é que entrar em contato com aquele que pagará a pensão. Isso é feito através de uma carta que deve ser entregue ao genitor, informando que existe a ação de pedindo a pensão alimentícia.



Qual a lei de pensão?

A pensão alimentícia é regulamentada pelo Código Civil Brasileiro, mas temos também a Lei nº. 5.478/68 que trata da ação judicial de alimentos, isto é, a lei estabelece procedimentos específicos para o processo judicial em que se reivindica a fixação da pensão alimentícia.

Quando surgiu a lei da pensão alimentícia?

LEI Nº 5.478, DE 25 DE JULHO DE 1968.

Quais são as novas regras da pensão alimentícia?

As novas regras da pensão alimentícia em relação aos pagamentos atrasados estão valendo desde maio deste ano e estão bem mais rigorosas. A lei que regulamenta o pagamento de pensão alimentícia, de acordo com o Novo Código de Processo Civil, sofreu mudanças expressivas, as quais estão em vigor desde 18 de maio deste ano.



Como a lei normatiza o pagamento de pensão alimentícia?

Com isso, a lei que normatiza o pagamento de pensão alimentícia passará por mudanças significativas no que diz respeito ao rigor da cobrança de parcelas atrasadas. Critérios e valores aos quais dependentes têm direito, por sua vez, permanecem como estão.

Qual a importância da pensão alimentícia?

Aqui, respondemos tudo o que você sempre quis saber sobre pensão alimentícia! A pensão alimentícia deve cobrir despesas como alimentação, saúde, vestuário, educação, lazer e transporte, por exemplo. Por isso, normalmente, o pai paga esse valor ao filho. No entanto, o ex-cônjuge também pode solicitá-la.

Qual o valor mínimo da pensão alimentícia?

Não há um valor mínimo ou máximo pré-definido. O juiz calcula a pensão alimentícia de acordo com o binômio 1) possibilidade do genitor (alimentante) e 2) necessidade do filho (alimentando).






Outras questões

Quais são as consequências do aquecimento global?

Como proteger minha conta no Twitter?

Qual é o objetivo de uma cooperativa de crédito?

Quais são as suas maiores qualidades?

Como tomar itraconazol 100mg para candidíase?

Quais os tipos de agentes públicos?

Quem é considerado o homem mais lindo do mundo?

Como por a letra da musica no stories do instagram?

Qual a natureza jurídica do perdão judicial?

Do que é feito o azeite?

Como mover livremente os objetos no The Sims 2?

O que é o ângulo central de um polígono?

Quantas refeições há na Espanha?

Como se escreve a palavra sandália?

Como tomar Etna para parestesia?

O que é o custo direto?

O que dar de presente para irmã mais nova?

O que são espaços geográficos?

Qual o significado da palavra Embrulhona?

Quantas ml de prednisolona xarope por kg?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com