A membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema é um envoltório fino, poroso e microscópico que reveste as células dos seres procariontes e eucariontes. É uma estrutura semipermeável, responsável pelo transporte e seleção de substâncias que entram e saem da célula.
A membrana plasmática é formada, principalmente, por lipídios e proteínas. Os lipídios atuam garantindo a estrutura da membrana, enquanto as proteínas estão relacionadas com as principais funções desempenhadas por essa estrutura celular.
Os fosfolipídeos possuem uma estrutura longa e complexa. Eles são lipídeos associados às moléculas de Fosfato. A sua principal função é manter a estrutura da membrana plasmática. As proteínas exercem várias funções, sendo uma delas o transporte de substâncias importantes para a célula.
A permeabilidade seletiva é uma propriedade da membrana plasmática que consiste em controlar a entrada e saída de substâncias da célula. Através da permeabilidade seletiva, a membrana plasmática seleciona as substâncias que devem entrar e sair da célula.
Assimetria. As membranas são formadas por duas camadas fluidas compostas por fosfolipídios e proteínas, que são diferentes na composição química do lado interno e externo. Essa diferença é chamada de Assimetria.
Essa característica impede que substâncias ruins entrem na célula e aquelas que a célula precisa não saiam. A membrana plasmática possui composição lipoproteica, ou seja, é formada por proteínas e lipídios. ... Essas cadeias, chamadas de glicocálice, atuam em várias funções, entre elas o reconhecimento entre as células.
Os glicolipídios desempenham um papel importante em várias funções biológicas, como eventos de reconhecimento e sinalização celular. ... Os glicolipídios e as glicoproteínas formam ligações de bombas de hidrogênio com as moléculas de água que circundam as células e, assim, ajudam a estabilizar a estrutura da membrana.
A membrana plasmática, presente ao redor das células, é capaz de proteger as estruturas celulares e delimitar quais são intracelulares ou extracelulares. Transporte de substâncias. É também papel da membrana plasmática auxiliar no transporte de diferentes substâncias essenciais ao metabolismo celular.
Estructuralmente, la membrana plasmática consta de un grosor aproximado de 7,5 nm. Se distinguen dos capas en ella junto a una central, característica que en las células eucariotas de plantas y hongos difiere, ya que cuentan con una capa exterior llamada pared celular.
La membrana plasmática, también llamada membrana celular, se encuentra en todas las células y separa el interior de la célula del ambiente exterior. En bacterias y en células de plantas, hay también una pared celular que se une a la membrana plasmática en la superficie exterior.
Para ello se forman pequeñas vesículas en la membrana plasmática sirven como medio de transporte celular.
La membrana celular se caracteriza por ser una estructura dinámica, siendo la fluidez una de las características más importantes que posee. Esta fluidez depende de la temperatura, dado que aumenta al aumentar la temperatura. También depende de la naturaleza de los lípidos que posee, dado que la presencia de lípidos insaturados y de cadena corta ...
Como diagnosticar uma pessoa com demência?
Como trabalhar em sala de aula a diversidade cultural?
O que é bom para úlcera venosa na perna?
Qual o objetivo da disciplina eletivas?
Para que serve o chá de casca de abacaxi?
Qual o melhor remédio para corrimento amarelo?
Como trabalhar cultura diversidade e cidadania no ambiente escolar atual *?
Como calcular a razão de mortalidade proporcional?
O que é preciso para se tornar um Auditor Fiscal?
Como melhorar a acessibilidade nas escolas?
Qual o modelo de estado atual?
Como plantar o bambu da sorte na água?
Como pode acontecer o diagnóstico comunitário?
Como provar que sofreu assédio?
Quais as duas características do mito grego?
Como saber a quantidade de cerâmica para comprar?
O que é socialização e controle social?
Quem nunca trabalhou de carteira assinada tem número do NIS?