No painel da moto há o hodômetro, que é aquele número que diz quantos quilômetros sua moto já rodou desde que foi fabricada. Anote este número no posto de gasolina, enquanto o frentista enche o tanque da moto.
Seja no carro ou na moto, existe um aparelho chamado odômetro ( alguns colocam o H da frente ficando hodômetro. Esse aparelho tem como função indicar a quantidade de quilometro rodados pelo veículo através de um conta giros.
No geral, 100 mil km percorridos é um excelente índice. Chegando a essa contagem, é importante considerar a retifica do motor.
O hodômetro digital funciona da mesma maneira que os computadores do bicicleta: uma roda dentada é montada na saída de transmissão e um sensor magnético conta os pulsos conforme a passagem de cada dente da roda.
É possível acessar um banco de dados (disponível para as seguradoras) e descobrir se a quilometragem foi adulterada dessa forma. Para isso, você vai precisar entrar em contato com a seguradora. Faça isso junto com o proprietário que eles irão lhe fornecer todas as informações desejadas.
36 mil km é a média aceitável - A média nacional de rodagem é de 1 mil km por mês. E o ideal é comprar motos com até três anos de uso. Por isso, até 36 mil ainda vale a pena. A partir daí, o motor começa a ter desgate maior - explica Roger.
Utilizados para medir a quilometragem, os hodômetros ficam localizados no painel do carro e são divididos em dois tipos: mecânicos – em extinção nos carros fabricados atualmente – e os digitais – utilizados em todos os carros fabricados nos dias atuais. A seguir, explicamos como funcionam esses dois tipos do hodômetro:
Também é um sistema composto por ímã que faz a criação de um campo magnético e geração de pulsos elétricos. O sensor de velocidade nas motos normalmente fica no cubo da roda da frente. O procedimento é o mesmo: conforme a roda gira, um cabo registra e conduz os pulsos elétricos gerados por esse ímã.
O velocímetro trabalha em conjunto com o odômetro, pois o cálculo é feito entre a distância percorrida e o tempo em questão, gerando a velocidade atual. Hoje em dia, a função do hodômetro pode ser realizada também através do GPS.
O sensor de velocidade nos velocímetros mais comuns fica perto, principalmente, da caixa de câmbio, em cima de uma roda dentada. Você já viu o desenho de uma roda dentada? Ela tem partes para fora (os dentes) e, obviamente, partes para dentro. Nesse sensor de velocidade, existe a presença de um ímã.
Como ser bonita igual as gringas?
O que acontece quando quebra a clavícula?
Quanto tempo uma pessoa pode ficar debaixo d'água?
Como deixar o uniforme da escola mais estiloso?
Como impulsionar seu site no Google?
Como faço para ficar bonito de óculos de grau?
Quando a empresa declara falência como fica os funcionários?
Como calcular PIS e COFINS sobre vendas?
Para quando é o aumento dos aposentados?
Como finalizar o cabelo crespo 4a?
Qual a principal mudança da economia brasileira após os governos militares?
Como terminar um E-mail de envio de currículo?
O que escrever no final de um contrato?
Como fazer a portabilidade do Santander para Caixa?
Como pedir perdão de multa de trânsito?