A energia de uma onda eletromagnética está distribuída entre os campos elétrico e magnético. Ao se propagar, a energia da onda oscila entre a energia do campo elétrico e a energia do campo magnético.
A Energia Eletromagnética pode ser produzido quando a matéria absorve temporariamente energia – por exemplo, quando é aquecida -, então libera-a para cair para um nível mais baixo. Um estado de energia mais baixo também pode ser alcançado quando átomos ou moléculas se combinam um com o outro em uma reação química.
Ondas eletromagnéticas transportam energia através do espaço sem transportar matéria. Esse tipo de onda é formado por campos elétricos e magnéticos perpendiculares entre si, além disso, não precisa de um meio material para propagar-se.
Uma das maneiras de produzir ondas eletromagnéticas é fazer com que os elétrons que estão em um fio condutor oscilem. Isso pode ser feito com a ajuda de uma antena em forma de dois fios retos, conectados a um gerador elétrico.
Uma onda eletromagnética, ao se propagar em um meio, pode ser absorvida, transferindo energia para ele. Desta forma, à medida que vai se propagando, vai diminuindo gradativamente a sua amplitude. Um exemplo de absorção é a passagem de luz por um vidro ou plástico escuro, como o das lentes de óculos de sol.
São 7 os tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama. O que determina a sua classificação é a frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas e também o seu comprimento.
Ondas eletromagnéticas são oscilações formadas por campos elétricos e magnéticos variáveis, que se propagam tanto no vácuo quanto em meios materiais. Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia.
Existem ondas eletromagnéticas visíveis aos olhos humanos: a luz visível, que está no espectro na faixa de 1015 Hz. Embora a radiação ultravioleta, infravermelho e micro-ondas sejam ondas eletromagnéticas, elas não são visíveis aos olhos humanos.
A energia eletromagnética é proveniente da radiação eletromagnética. Esta radiação é composta de ondas, como as ondas de rádio e também luz visível, que são capazes de se mover na velocidade da luz (300 mil quilômetros por segundo).
A energia eletromagnética é uma forma invisível de energia na forma de onda transversal. Dos vários tipos de energia em nosso universo, essa forma de energia é a única que não requer um meio ou matéria para viajar ou dentro.
A maioria das formas de tecnologia depende em grande parte da energia eletromagnética. A Revolução Industrial foi alimentada por calor gerado pela combustão de combustíveis fósseis e, mais recentemente, a radiação solar tem sido usada diretamente para fornecer energia “limpa” e renovável.
No Eletromagnetismo, existe uma lei que estabelece a seguinte relação: a variação temporal do fluxo de campo magnético através de uma área é responsável por produzir um campo elétrico perpendicular a essa área e, consequentemente, um campo magnético induzido no sentido oposto àquela variação.
Os fenômenos eletromagnéticos foram descritos por um conjunto de leis formulado por James Clerck Maxwell, cientista que foi tão importante para o Eletromagnetismo como Isaac Newton foi para a Mecânica. James C. Maxwell teve importância sem igual para os estudos sobre Eletromagnetismo
O que acontece quando uma pessoa come isopor?
O que são métodos quantitativos e qualitativos?
O que trabalhar na disciplina de artes na educação infantil?
O que é diversificar investimentos?
Como saber se a prata é de boa qualidade?
Qual o valor do IPVA do Palio 2012 Attractive?
Como é o processo de exportação?
Que tipo de adoçante é mais saudável?
Qual a cobra mais venenosa cascavel ou jararaca?
O que devo fazer quando abre os pontos?
Quanto rende 1 milhão no Tesouro IPCA?
É legal a cobrança de ICMS com base no valor da mercadoria submetido ao regime de pauta fiscal?