“O sistema elétrico do Amapá conta, atualmente, com o suprimento a partir de dois transformadores na subestação (que conecta o estado ao Sistema Interligado Nacional), da geração da usina hidrelétrica Coaracy Nunes e da geração térmica local instalada nesta semana”, assinala a pasta, também em nota.
O estado do Amapá completa nesta terça-feira (17), 15 dias do apagão de energia elétrica que atingiu 13 dos 16 municípios do estado. A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) mantém o sistema de rodízio com o prazo de 26 de novembro para a normalização da energia.
CEA A CEA é uma companhia estadual responsável pela distribuição de energia no território amapaense e tem como acionista majoritário o governo do Amapá.
“Houve uma ocorrência na linha de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN), de 230 KV, no trecho Jurupari-Laranjal do Jari, na divisa entre Pará e Amapá, o que provocou a interrupção do serviço em todo o estado, com exceção do município de Oiapoque”, relatou por nota a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).
CEA - Companhia de Eletricidade do Amapá
No caso do Amapá, as fontes principais são usinas hidrelétricas locais, mas elas também estão conectadas à SE Macapá, que faz a redução da tensão de 230 kV para 69 kV, e entrega a energia para a rede de distribuição da CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá), controlada pelo governo do estado.
Seja como for, geradores térmicos são uma das fontes que fornecem energia ao Amapá hoje! Em suma, já é possível concluir, de antemão, que a falta de planejamento histórica do setor, leva ao uso de usinas térmicas e geradores a diesel. Mais caros, poluentes e que deixam a conta de luz de todos os brasileiros mais caras.
Longe de ser uma “fatalidade” esses apagões são consequência do processo de privatização do fornecimento de energia no Amapá, ocorrido em 2008.
O sistema elétrico de 89% do Amapá entrou em colapso no dia 3 de novembro de 2020, quando aconteceu o primeiro blecaute após um incêndio na principal subestação do estado, a Subestação Macapá, que é responsabilidade da LMTE. O problema evidenciou falhas no fornecimento de energia no estado.
A Gemini Energy, empresa estrangeira que atua nos 14 municípios amapaenses atingidos pelo apagão, é alvo de críticas de diferentes lados por conta da falta de equipamentos para solucionar prontamente o problema, surgido a partir de um incêndio que atingiu a subestação de Macapá.
O que é uma infecção purulenta?
Qual a importância dos grupos sociais para o ser humano?
Quanto custa em média conta de luz?
Como aumentar bactérias boas no intestino?
Qual a idade mínima para ser policial?
Tem que comprar os livros no Kindle?
Qual a diferença entre sabedoria e inteligência na Bíblia?
O que é uma herança Holandrica?
Qual é a dor no peito de ansiedade?
É possível ver o Sol ea Lua ao mesmo tempo?
Como respirar durante a inalação?
Porque o dia tem 24 horas e o ano tem 365 dias?
Qual a diferença da escova orgânica e inteligente?
Quais os tipos de ação direta de inconstitucionalidade?
Qual bioma possui um maior percentual de unidade de conservação?