As provas são divididas por grau de deficiência visual (B1, B2 e B3) e as regras são adaptadas para os atletas B1 e B2. É permitido o uso de sinais sonoros e de um guia, que corre junto com o competidor para orientá-lo. Eles são unidos por uma corda presa às mãos, e o atleta deve estar sempre à frente.
Existem vários esportes para deficientes visuais. Muitos deles apresentados no site, como Atletismo, Natação, Ciclismo, Remo, e alguns específicos para deficientes visuais como o Goalball e Futebol de 5.
Goalball (ou Golbol) Essa é uma modalidade criada exclusivamente para deficientes visuais. Foi integrada nos Jogos Paraolímpicos, em 1976, e consiste em percepções auditivas, táteis e orientação do espaço físico do atleta. Uma bola é lançada para rolar no chão da quadra e os jogadores devem tentar fazer o gol.
Goalball
Assim como o futebol de 5, o Goalball é um esporte adaptado exclusivo para deficientes visuais. Presente nos Jogos Paralímpicos desde 1976, o goalball se baseia nas percepções táteis e auditivas dos atletas, exigindo também bastante orientação espacial.
Os olhos dos cegos O atleta-guia tem a função de ser os olhos dos competidores que não podem enxergar ou têm limitações severas. Ligados por uma cordinha, o guia, no entanto, deve apenas orientar a direção da corrida do atleta, sem puxá-lo, sob pena de desclassificação.
6 dicas para ajudar uma pessoa com deficiência visual sem pagar...
A deficiência visual se divide em dois grupos com características e necessidades diferentes: pessoas que apresentam baixa visão e pessoas com cegueira. Cegueira é o termo usado para perda total de visão, quando a pessoa precisa contar com habilidades de substituição da visão.
Nas provas de 5000m, de 10.000m e na maratona, os atletas das classes T11 e T12 podem ser auxiliados por até dois atletas-guia durante o percurso (a troca é feita durante a disputa).
"Dicas" de Regras básicas - os alunos cegos (B1) e o com baixa visão (B2) poderão ter o auxílio de um guia e este deverá respeitar a distância de no mínimo 5 cm e no máximo 50 cm entre atleta e guia; o atleta e o guia nas provas de velocidade deverão utilizar o bloco de partida.
O esporte tem comprovada importância na qualidade de vida de qualquer pessoa. A atividade esportiva contribui não só para o desenvolvimento físico, como também é uma poderosa ferramenta de ajuda na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência.
O atletismo para deficientes visuais é constituído por todas as provas que compõem as regras oficiais da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), a saber corrida rasa, saltos e arremessos e lançamentos.
Além deles também são premiados, por exemplo, os pilotos da modalidade tandem do ciclismo, os guias de bocha e os goleiros de futebol (que não são cegos). Abaixo, um resumo das técnicas utilizadas para ajudar os atletas com deficiências visuais.
Física, visual e intelectual. Pista, campo e rua. Há provas de corrida, saltos, lançamentos e arremessos, tanto no feminino quanto no masculino. Os competidores são divididos em grupos de acordo com o grau de deficiência constatado pela classificação funcional.
O Atletismo Adaptado para o Deficiente Visual, é muito pesquisado na atualidade, e poucos conhecem suas modificações e quanto detalhe possui. O esporte adaptado é de grande importância para pessoas com deficiência, vinda a ser como fonte de renda no caso do alto rendimento.
Quais são os principais conflitos no mundo atualmente?
O que não fazer no dia do casamento?
Como saber se e 32 ou 64 bits?
Quem é o adolescente mais rico?
O que é alisamento definitivo?
Quando sua vista escurece o que pode ser?
Quais são as vantagens dos alimentos transgênicos?
Como evitar mofo em móveis de MDF?
O que é mais fácil aprender inglês ou francês?
Qual foi a rainha mais bonita do mundo?
O que é a etapa de ideação do Design Thinking?
Qual a melhor época do ano para visitar Portugal?
O que que significa a palavra procedente?
Quem fabrica tênis Nike no Brasil?
Quais são os sete estilos de aprendizagem?
O que significa o nome Pedro Ricardo?