A Bienal de São Paulo (antiga Bienal Internacional de Arte de São Paulo) é uma exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel.
A Bienal Internacional de São Paulo, criada pelo empresário Francisco Matarazzo Sobrinho (1892-1977) - conhecido por Ciccillo Matarazzo -, em 1951, é a primeira exposição de arte moderna de grande porte realizada fora dos centros culturais europeus e norte-americanos.
Sua principal inspiração era a Bienal de Veneza, até hoje já foram realizadas vinte e três Bienais, com uma média de participação de cinquenta países.
Este quadro somente seria modificado na Bienal de São Paulo de 1951, quando ocorre a inclinação para o abstracionismo com um sentido novo para a arte daquela década, na qual a abstração geométrica seria buscada sistematicamente.
Qualquer evento que ocorra a cada dois anos é considerado bienal. Normalmente o termo está associado a acontecimentos culturais, como mostras, congressos, seminários, encontros, por exemplo. Com este sentido é um evento que ocorre com o intuito de melhorar a cultura no país.
Bienal do Livro SP 2020: o que esperar da 26ª edição da feira internacional. Publicado 04/02/2020 e atualizado 24/03/2020 às 5:59 3 min. de leitura.
1951
Bienal Internacional de Arte de São Paulo/Data do primeiro evento
Danilo Di Prete recebeu o prêmio de Pintura. "O homem que pôs de pé a Bienal merece o vivo aplauso e o respeito de todos nós.
21° edição da Bienal do Livro aconteceu de 13 a 22 de agosto de 2010.
Em razão da pandemia de COVID-19, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Reed Exhibitions, responsáveis pela realização e organização da 26ª Bienal Interacional do Livro de São Paulo, comunicam o adiamento do evento para 2022.
3a Bienal de São Paulo (1955) Ao alcançar seu objetivo e consolidar-se como evento de arte de relevância no cenário mundial, a 3ª Bienal teve como destaque as obras dos muralistas mexicanos Diego Rivera (1886-1957), José Clemente Orozco (1883-1949) e David Alfaro Siqueiros (1896-1974).
27ª Bienal de São Paulo, 2006. A primeira Bienal de São Paulo ocorreu em 1951 devido aos esforços do empresário e mecenas Francisco Matarazzo Sobrinho (18) (conhecido como Ciccillo Matarazzo) e de sua esposa Yolanda Penteado. A segunda edição (1953) ficou famosa por trazer ao Brasil a até então inédita no país Guernica, de Pablo Picasso.
O prédio também é conhecido como Pavilhão da Bienal e foi concebido por Oscar Niemeyer com projeto estrutural de Joaquim Cardozo como forma de comemorar o 4º Centenário da cidade de São Paulo. Em 1962 surge a Fundação Bienal de São Paulo, instituição que idealiza e coloca em prática iniciativas artísticas, educativas e sociais.
No ano de 1951 entre os dias 20 de outubro e 23 de dezembro foi sediada em São Paulo a primeira edição da Bienal Internacional de Arte de São Paulo, realizada pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) em um pavilhão provisório localizado na Esplanada do Trianon, na região da Avenida Paulista.
Como plantar o caroço da cereja?
Como plantar alface na água passo a passo?
Como se planta mandioca salsa?
Como plantar um caroço de abacate no copo com água?
Como se vestir para uma festa estilo anos 80?
Como adicionar vínculos para cálculo da aposentadoria?
Onde informar o grupo de combustível na NF-E?
Como jogar paciência Spider com cartas de baralho?
Qual BRT pegar para Madureira?
Como faço para validar o pagamento de uma conta da Claro?
Como inclinar uma imagem online?
O que é integralizar um imóvel?
Como faço para adicionar mais dinheiro no mercado livre?