A entrada de sons no canal auditivo faz com que a membrana timpânica se mova, e esse é o início para explicar como funciona a nossa audição: A membrana timpânica vibra com o som. As vibrações sonoras se movem através dos ossículos para a cóclea. Vibrações sonoras fazem o líquido na cóclea se mover.
Quando ocorre vibração na perilinfa, a membrana basilar também vibra e impulsiona as células ciliadas contra a membrana tectória, levando a despolarização dos cílios, o que gera potencial elétrico nessas células, que é transmitido pelo nervo auditivo até o sistema nervoso central.
A onda sonora que incide sobre o tímpano, que possui 55 mm², provoca vibrações que são conduzidas pelo sistema tímpano-ossicular até a janela oval da cóclea (orelha interna), que possui 3,5 mm². Essa diferença entre as membranas promove um aumento de 17 vezes na pressão sonora (Oliveira, 1994).
O estímulo sonoro é uma vibração (ver capítulo"O que eu ouço") que é codificado na cóclea (ouvido interno auditivo) e transmitido ao cérebro pelo nervo auditivo.
Entram na cóclea, a estrutura em forma de caracol onde se situam as células receptoras de som. Lá, o som se transforma em sinais elétricos que são enviados pelo nervo auditivo rumo ao cérebro. No córtex cerebral, seu amigo decodifica a pergunta e mobiliza os órgãos encarregados da resposta.
Até a porta de entrada do aparelho auditório, o ouvido externo, o som se desloca pelo ar. No ouvido médio, que começa no tímpano, as vibrações fazem tremer três ossinhos, conectados entre si. Finalmente, no ouvido interno, as ondas sonoras passam a se propagar em um ambiente líquido.
A audição, capacidade de perceber sons, é possível graças à orelha humana, que possui mecanorreceptores capazes de captar as ondas sonoras. Esses receptores estão localizados na cóclea, uma estrutura em forma de tubo cônico localizada na orelha interna.
Até a porta de entrada do aparelho auditório, o ouvido externo, o som se desloca pelo ar. No ouvido médio, que começa no tímpano, as vibrações fazem tremer três ossinhos, conectados entre si. Finalmente, no ouvido interno, as ondas sonoras passam a se propagar em um ambiente líquido.
FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO 1- CONCEITOS BÁSICOS O som é um tipo de energia mecânica, resultado da transmissão de energia de partículas de ar em vibração, de uma fonte sonora em direção a partes mais distantes. Freqüência sonora é um conceito que caracteriza a altura de um som, definindo-o como grave, médio ou agudo.
O funcionamento da audição ocorre em etapas. O primeiro passo, aqui, é a entrada e a captação das ondas sonoras pela orelha, a parte que conseguimos visualizar desse sistema. A partir daí, essas ondas passam por um percurso conhecido como canal auditivo e chegam até uma estrutura conhecida como tímpano.
Aqui, falaremos sobre a audição! A audição é um dos cinco sentidos dos mamíferos. Ela está, assim como os demais, diretamente relacionada ao sistema nervoso. Uma curiosidade interessante é que, nesse sistema, estão os menores ossos de todo o corpo humano.
O órgão da audição é o ouvido, e este é dividido funcionalmente em três porções: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno. As estruturas que compõem o ouvido são importantes para a captação e encaminhamento do som e sua posterior interpretação pelo cérebro.
Como desinstalar o programa Appespiao?
Quem escreveu mais livros no mundo?
Pode ir só o advogado na audiência de conciliação?
Quais são os tipos de textos Injuntivos?
Quem pode fazer laudo estrutural?
Por que Deus fez a confusão das línguas?
O que é preciso para viajar de avião com cachorro?
Pode treinar antes da avaliação?
O que significa sonhar com Lotofácil?
Quanto custa para fazer um pacto antenupcial?
Quantos metros faz uma barrica de 50Kg de grafiato?
Quais consequências podem acarretar uma falha na comunicação no mundo empresarial?