A entrada de sons no canal auditivo faz com que a membrana timpânica se mova, e esse é o início para explicar como funciona a nossa audição: A membrana timpânica vibra com o som. As vibrações sonoras se movem através dos ossículos para a cóclea. Vibrações sonoras fazem o líquido na cóclea se mover.
Quando ocorre vibração na perilinfa, a membrana basilar também vibra e impulsiona as células ciliadas contra a membrana tectória, levando a despolarização dos cílios, o que gera potencial elétrico nessas células, que é transmitido pelo nervo auditivo até o sistema nervoso central.
A onda sonora que incide sobre o tímpano, que possui 55 mm², provoca vibrações que são conduzidas pelo sistema tímpano-ossicular até a janela oval da cóclea (orelha interna), que possui 3,5 mm². Essa diferença entre as membranas promove um aumento de 17 vezes na pressão sonora (Oliveira, 1994).
O estímulo sonoro é uma vibração (ver capítulo"O que eu ouço") que é codificado na cóclea (ouvido interno auditivo) e transmitido ao cérebro pelo nervo auditivo.
Entram na cóclea, a estrutura em forma de caracol onde se situam as células receptoras de som. Lá, o som se transforma em sinais elétricos que são enviados pelo nervo auditivo rumo ao cérebro. No córtex cerebral, seu amigo decodifica a pergunta e mobiliza os órgãos encarregados da resposta.
Até a porta de entrada do aparelho auditório, o ouvido externo, o som se desloca pelo ar. No ouvido médio, que começa no tímpano, as vibrações fazem tremer três ossinhos, conectados entre si. Finalmente, no ouvido interno, as ondas sonoras passam a se propagar em um ambiente líquido.
A audição, capacidade de perceber sons, é possível graças à orelha humana, que possui mecanorreceptores capazes de captar as ondas sonoras. Esses receptores estão localizados na cóclea, uma estrutura em forma de tubo cônico localizada na orelha interna.
Até a porta de entrada do aparelho auditório, o ouvido externo, o som se desloca pelo ar. No ouvido médio, que começa no tímpano, as vibrações fazem tremer três ossinhos, conectados entre si. Finalmente, no ouvido interno, as ondas sonoras passam a se propagar em um ambiente líquido.
FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO 1- CONCEITOS BÁSICOS O som é um tipo de energia mecânica, resultado da transmissão de energia de partículas de ar em vibração, de uma fonte sonora em direção a partes mais distantes. Freqüência sonora é um conceito que caracteriza a altura de um som, definindo-o como grave, médio ou agudo.
O funcionamento da audição ocorre em etapas. O primeiro passo, aqui, é a entrada e a captação das ondas sonoras pela orelha, a parte que conseguimos visualizar desse sistema. A partir daí, essas ondas passam por um percurso conhecido como canal auditivo e chegam até uma estrutura conhecida como tímpano.
Aqui, falaremos sobre a audição! A audição é um dos cinco sentidos dos mamíferos. Ela está, assim como os demais, diretamente relacionada ao sistema nervoso. Uma curiosidade interessante é que, nesse sistema, estão os menores ossos de todo o corpo humano.
O órgão da audição é o ouvido, e este é dividido funcionalmente em três porções: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno. As estruturas que compõem o ouvido são importantes para a captação e encaminhamento do som e sua posterior interpretação pelo cérebro.
Como pagar uma multa em aberto?
Como faço para pagar previdência privada?
O que acontece quando uma nota promissória e protestada?
Onde é realizado o jogo de taco?
Como pagar multas de outra cidade?
Qual é o valor mínimo para pagar o INSS?
Como compactar dois arquivos em um só?
Como colocar dois vídeos juntos no iMovie?
Quando o número é divisível por 6?
Como saber se o documento de um veículo é falso?
Como saber se um nome já existe?
Quais os sintomas da mordida do morcego?
O que é uma pessoa extrovertida e uma pessoa introvertida?
Qual dos números e divisível por 6?
Como compilar áudios do WhatsApp?
Como saber qual eletrólito e forte ou fraco?
O que os japoneses gostam de ganhar?