O sufixo “-dade” é acrescido a adjetivos para formar substantivos que expressam a idéia de estado, situação ou quantidade. Vamo-nos concentrar nos dois primeiros conceitos e desse modo temos “igual + dade = igualdade”, “leal + dade = lealdade”, “mal + dade = maldade”, etc.
Os sufixos que formam substantivos abstratos derivados de adjetivos são:-dade: bondade, ruindade, normalidade, orfandade, lealdade.-(i)dão: gratidão, pretidão, mansidão, lassidão, solidão, retidão.-ez: insensatez, surdez, mudez, altivez, honradez, mesquinhez.-eza: beleza, avareza, riqueza, safadeza, tristeza, magreza.
Segundo os gramáticos, o sufixo -dade tem como origem o sufixo latino -tati e forma substantivos abstratos que designam "qualidade, modo de ser, estado, proprie- dade", afixando-se a adjetivos (derivados ou não).
Indica qualidade ou condição, geralmente para formar nomes abstractos (ex.: aromaticidade; irregularidade; normalidade).
Formação de verbos a partir de substantivos
Aproveita a noção expressa pelo substantivo para designar a ação ou processo a ser expresso pelo verbo: a. O João pôs o carimbo no atestado.
33 curiosidades que você vai gostar
Substantivo verbal, em gramática, é um substantivo derivado do infinitivo, do gerúndio ou do particípio de um verbo. Em português, estes substantivos são derivados dos verbos terminados em -ar, -er ou -ir, ou dos particípios terminados em -do. Por exemplo: Andar - Andarilho.
Substantivação em verbos
O verbo expresso no infinitivo se transforma em substantivo, tendo em vista um contexto específico. Exemplos: O andar de Regina era triste. O amar é essencial numa sociedade.
Já o sufixo -ade é, na verdade, o -dade, do Latim -ITAS, formador de substantivos abstratos derivados de adjetivos. E -ivo é de -IVUS, formador de adjetivos.
Indica qualidade (ex.: angelitude; completitude).
1. Indica recipiente ou depósito (ex.: aneleira; bosteira). 2. Indica dispositivo ou objecto relacionado com algo (ex.: baleeira; biqueira; polveira).
Lista com 1000 palavras que terminam com dade.
Resumidamente, mantém-se o “s” ou o “z” da palavra que dá origem ao verbo. Se não houver nem um nem outro, acrescenta-se o “z” para transformá-la em verbo. Verbos como “paralisar” e “improvisar” possuem “s” porque os substantivos que os originaram também o possuem.
Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um radical (ao contrário do prefixo, que se coloca no início). ... Por exemplo: se adicionarmos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada, pedreiro.
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
adjetivo Desumano; que expressa maldade, tirania; que se satisfaz fazendo o mal, maltratando ou atormentando.
Indica acção ou o seu efeito e forma geralmente nomes femininos a partir de verbos (ex.: adaptação; perseguição; vocalização).
170) “as palavras que modificam os substantivos, atribuindo-lhes certas características, como qualidade, defeito, estado, modo de ser ou aspecto, chama-se adjetivos”.
substantivo masculino e feminino Pessoa triste; quem demonstra ou apresenta tristeza: os tristes serão recompensados. Etimologia (origem da palavra triste). Do latim tristis. e.
O artigo pode substantivar palavras que pertenceriam originalmente a outras classes gramaticais, como adjetivos ou verbos. Por exemplo: O participar é mais importante do que o ganhar.
- Não devemos confundir substantivos acompanhados de artigos com palavras substantivadas, uma vez que nesse último caso o artigo tem a função de modificá-las, e não de acompanhá-las, determinando-as. Constatemos um exemplo no qual o artigo apenas acompanha o substantivo: A garota é gentil.
A palavra substantivada pode assumir qualquer função sintática reservada ao substantivo, como sujeito e complemento. Exemplos: “Seu olhar (sujeito) é magnético” e “Quero ouvir um sim (objeto direto)”.
Qual é o melhor estabilizador para geladeira?
O que é energia e suas principais fontes?
Quem escreveu Genesis e quando?
Quais são as áreas do conhecimento Bncc?
Quais foram os participantes da Revolta dos Malês?
Como traçar o perfil de um cliente?
Pode usar artigo antes de nome próprio?
Qual a importância do cooperativismo social para o desenvolvimento da sociedade?
Porque o hidrogênio não tem família?
Quais são os 5 elementos da proposta de intervenção?
Qual é a polícia mais forte do Brasil?
Quanto psicólogo ganha por mês?
Como saber se tenho direito aos 100 reais do governo?
O que eu posso colar com a cola Tek Bond?
Qual o recorde mundial de barra fixa?