O Sistema Colonial Europeu foi baseado na exploração e no povoamento. Esse sistema se desenvolveu principalmente na América, entre os séculos XVI e XVIII. Tudo começou com as grandes navegações de Portugual e Espanha. ... A exploração colonial teve basicamente dois tipos: as colônias de povoamento e de exploração.
Em 1534, houve a tentativa da transplantar o sistema de capitanias hereditárias, que, na época, era adotado na pequena Ilha de Madeira, a sudeste da costa portuguesa. Assim, o território brasileiro foi dividido em 14 capitanias, que, por sua vez, dividiam-se entre membros da nobreza de confiança do rei português D.
Foram empregados dois principais sistemas de exploração colonial por metrópoles europeias no continente americano: o sistema de povoamento e o sistema de exploração.
O sistema colonial é um conjunto de relações entre as metrópoles e as colônias. O principal objetivo desse sistema era o enriquecimento da burguesia através do Estado, de acordo com a doutrina do monopólio e do protecionismo.
sistema colonial é um conjunto de relações entre as metrópoles e as colônias. O principal objetivo desse sistema era o enriquecimento da burguesia através do Estado, de acordo com a doutrina do monopólio e do protecionismo. ... Na América, o sistema colonial chegou ao auge nos séculos XVI e XVIII.
Essa estratégia consistiu na divisão do país em 15 capitanias hereditárias, que eram faixas de terras que abrangia o litoral brasileiro até o limite estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas. Esse era um documento que atestava o acordo entre Portugal e Espanha sobre os limites das terras descoberta por ambos.
Os colonizadores exploravam as colônias sem nenhum interesse de melhorias nos países que essa economia do sistema plantation estava se estabelecendo. Era utilizada mão de obra escrava, porque através desse domínio as pessoas de baixa renda e os camponeses se viam obrigados a trabalhar nos grandes latifúndios.
O chamado Pacto Colonial foi como ficou conhecido a relação de comércio entre a metrópole e suas colônias no período das colonizações europeias, na Idade Moderna.
As colônias tinham a função de complementar e economia européia, e para tal concentravam-se na produção em grande escala de alguns gêneros agrícolas, altamente lucrativos como o açúcar, algodão ou ainda de minérios. Isso tornava a produção colonial altamente especializada e voltada para os interesses da metrópole.
Atualmente, o colonialismo é usado para explicar a doutrina política, econômica e cultural que embasa o controle exercido por uma metrópole, através da imposição administrativa e militar, sobre uma colônia. O termo colônia é de origem latina “colonia”, que significa “um lugar para a agricultura”.
Entenda: Colônia de Povoamento – Aconteceu principalmente na América do Norte, mais especificamente nos Estados Unidos e no Canadá. Tinha uma organização econômico-social e não buscava explorar as riquezas, mas sim estabelecer um novo lar, com semelhanças às origens européias.
A economia colonial buscava suprir as necessidades econômicas do capitalismo europeu. O mercantilismo e o acúmulo de capitais foram os dois principais conceitos do desenvolvimento da colonização.
Como a ansiedade se manifesta?
O que é melhor para emagrecer correr ou nadar?
Qual é a importância das empresas multinacionais na atual fase?
Como fazer tinta natural para bebê?
Qual era o peso do gigante Golias?
Como é feita a cirurgia de varizes nas pernas?
Pode entrar com bebida alcoólica em Dubai?
Quanto tempo demora para sair a fumaça do pulmão?
Sou funcionário público tenho direito ao Pasep?
O que é preciso para fazer uma denúncia na Polícia Federal?
Como citar o nome do autor de um artigo?
O que significa o cadeado no Messenger?
Qual o verdadeiro nome de Luiz Caldas?
O que fazer para melhorar a regeneração da pele?