Quais as finalidades do Estado na visão de Hobbes?

Pergunta de Frederico Valentim Ramos Santos Cunha em 30-05-2022
(31 votos)

Para Thomas Hobbes, a única função do Estado é manter a paz entre os cidadãos. Cada homem, ao querer possuir o que entende ser necessário para si mesmo, pode entrar em conflito com outro que poderá querer a mesma coisa.

Quais as finalidades do estado de Hobbes?

Na visão de Hobbes, o estado surge como uma instituição que assegura uma dada restrição à liberdade que cada indivíduo impõe a si mesmo, dentro de uma coletividade, como maneira de cessar o estado de guerra de todos contra todos.


Qual a finalidade da política para Hobbes?

Por tudo o que vimos até aqui podemos entender como a filosofia política é o estudo do “corpo social” e o poder soberano em Hobbes existe para impedir as consequências do estado de natureza (impedir que os homens se destruam uns aos outros), permitindo, com isso, a coexistência entre os homens.

Como Thomas Hobbes chamava o estado?

Para Thomas Hobbes, portanto, o estado seria soberano. Após sua constituição, o controle do estado fugiria das responsabilidades econômicas, e seria inteiramente destinada à “civilização dos civis”. Para o filósofo, sem estado não há sociedade, não há paz, não há cidadania. Há anarquia.

O que Hobbes considera em relação ao papel do estado?

Em relação ao papel do Estado, Hobbes consi- dera que: A) O seu poder deve ser parcial. O soberano que nasce com o advento do contrato so- cial deve assiná-lo, para submeter-se aos compromissos ali firmados.

RESUMO DE FILOSOFIA: THOMAS HOBBES | Prof. Leandro Vieira


41 curiosidades que você vai gostar

Qual forma de governo Hobbes defendia?

A sua preferência é a monarquia, pois esta é a melhor forma para se governar um Estado Soberano. Hobbes defende a autoridade absoluta do rei com única forma de se exercer um poder soberano, já que este é uno e indivisível.

O que garante a legitimidade do Estado para Hobbes?

Para Hobbes, o Estado encontra-se personificado na figura do soberano. Sua principal função é garantir o perfeito funcionamento da sociedade, evitando a qualquer custo uma guerra de todos contra todos. O homem deve renunciar de seu poder individual e cedê-lo para um único soberano.

Por que Thomas Hobbes chamava o Estado de Leviatã?

Citando Hobbes, Francisco Welfort mostra que o Estado hobbesiano seria marcado pelo medo, sendo o próprio Leviatã um monstro cuja armadura é feita de escamas que são seus súditos, brandindo ameaçadora espada, governando de forma soberana por meio deste temor que inflige aos súditos.

Como é que surgiu o Estado?

A história do surgimento de Estados veio de muito longe, na Grécia. Na época, os futuros estados eram chamados de “Polis”, habitado por moradores, cidadãos políticos executores da atividade cívica. Elas eram autônomas e construíam sua organização politica.



Outras questões

Como preencher o Ota?

Como se escreve um mil e setecentos reais?

Como encontrar empregos online?

O que é preciso para inspirar uma equipe?

Como instalar SafeNet 5110?

Quanto a gente respira por minuto?

Como instalar uma impressora em rede pelo IP?

É melhor ligar lâmpadas em série ou paralelo?

Como funciona uma luminária solar?

Como criar uma sequência lógica no Excel?

Como instalar torneira elétrica da hidra?

Como o Morosil elimina a gordura abdominal?

Como colocar um textura no Revit?

Qual EP Naruto e Sasuke luta contra Madara?

Como instalar lâmpada de teto?

O que aconteceu com o Levi?

O que aconteceu com o ator do máscara?

Como os leões atacam?

Quais são os instrumentos utilizados no Maculelê?

Como o narrador-personagem se apresenta justifique com trechos do conto?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com