As danças brasileiras surgiram da fusão das cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial.
A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.
O corpo se movimenta através do ritmo. É uma forma de expressar os sentimentos, emoções e alegrias, através de movimentos coordenados. Datam que a dança tenha surgido no século XVI, e no século XIX surgiram as danças mais sensuais.
No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock n roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danças.
A história da dança no Brasil remonta as primeiras expressões artísticas presenciadas. Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança.
43 curiosidades que você vai gostar
Estima-se que o Maracatu teve início no Brasil por volta de 1700 e quem o trouxe foram os portugueses. De origem afro-brasileira, essa expressão artística é uma das danças folclóricas mais conhecidas do país. O forte som dos seus grandes tambores, chamados de alfaias, além da zabumba e das ganzas, marcam o Maracatu.
O uso do termo balé, na época balleto, significava um conjunto de ritmos e passos. A moda do balleto na Itália se espalhou também pela França durante o século XVI.
A Dança Indígena
Há relatos de autos produzidos pelos jesuítas no século XVI, que ensaiavam os indígenas para apresentarem danças. As danças mais conhecidas são o toré, no Nordeste e o kuarup, realizado pelos indígenas do Alto Xingu, no Mato Grosso.
A dança moderna surgiu no início do século XX e seus pioneiros procuravam maneiras modernas e pessoais de expressar como se sentiam através da dança. Entre os que começaram este movimento estão as americanas: Isadora Duncan, Loie Fuller e Ruth St Dennis; o suíço Emile Jacque Dalcroze e o húngaro Rudolf von Laban.
Tipos de dançaBalé Clássico. Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo. ... Dança contemporânea. ... Jazz. ... Sapateado. ... Samba. ... Forró ... Dança de rua. ... Dança de salão.
7 tipos de dança para manter o corpo em movimento1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ... 2- Funk. ... 3- Zumba. ... 4- Balé clássico. ... 5- Dança do ventre. ... 6- Dança africana. ... 7- Dança de salão.
Quando enviar o evento S 1200?
Pode passar creme no cabelo todos os dias?
Quanto tempo dura a lente de resina?
Qual é a broca para furar parede?
Pode usar água sanitária em inox?
Como é trabalhar numa confeitaria?
Quais as vegetações nativas da América?
Quem é a cantora mais famosa de 2020?
O que é agir com parcialidade?
Qual as 5 melhores marcas de geladeira?
O que é um pensamento disfuncional?
Qual jogador que fala 5 idiomas?
Qual o sinônimo de hermenêutica?
O que causa a poluição na China?
Qual o ponto de fusão do polietileno?