Polietileno de baixa densidade é um polímero parcialmente cristalino (50 – 60%), cuja temperatura de fusão (Tm) está na região de 110 a 115 °C.
Morfologia molecular do polietileno
Sua estrutura plana na fase cristalina obedece a conformação zig-zag, sendo constituída pela repetição do monômero -(CH2)n- e finalizada com grupos CH3. O comprimento das ligações de carbono é cerca de 0,154 nm (1 nm = 10-9 m), e o ângulo de ligação entre os mesmos é de 109,5°.
O ponto de fusão dos polietilenos varia entre os 107 ºC (LDPE) e os 135 ºC (HDPE). É um plástico com excelente resistência química a ácidos e alcalis.
Solte um pedaço de polietileno dentro da acetona no béquer; ele será vagarosamente dissolvido e parecerá macio. Adicione mais um pedaço. Se os pedaços não se dissolverem em 15 minutos, despeje mais 100 ml de acetona no béquer.
Em altas temperaturas, o polietileno de alta densidade se dissolve em alguns hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos.
36 curiosidades que você vai gostar
A temperatura de fusão do plástico da garrafa PET é cerca de 260 graus Célsius e, como bem sabes, a água ferve 100 graus Célsius.
Plásticos de alta temperatura são normalmente classificados como materiais que podem exceder 250 ° F em temperatura operacional contínua (também conhecida como temperatura de serviço contínua).
O aumento na concentração de oligômeros observado a temperaturas de 230 °C, sugere que cuidados adicionais devem ser tomados durante o processo de extrusão, onde temperaturas superiores à temperatura de fusão do PET (260 °C) são empregadas.
A ligação intramolecular mais comum em polímeros é a covalente, onde os átomos compartilham um par de elétrons, geralmente em distâncias curtas e com altas energias.
Os monômeros, nesse caso, precisam ter pelo menos uma ligação pi (π), que será quebrada durante a reação de polimerização, para que sejam formadas duas novas ligações sigma (σ), isto é, ligações simples.
Como os polímeros são formados? Com pressão (P) e temperatura (T) adequadas, as pequenas moléculas fazem ligações químicas entre si, ligação covalente, e originam os meros da cadeia molecular dos polímeros.
Principais características do polipropileno
Operável até 115°C, admite ter sua resistência calorífica estabilizada para prolongar sua aplicação em temperaturas mais altas, com vida útil que pode atingir 5 anos a 120°C, 10 anos a 110°C e 20 anos a 90°C. E ainda: absorve pouca umidade (não é higroscópico);
A ciência do material
O PP é um hidrocarboneto linear polimerizado a partir do monômero de propeno (ou propileno), um composto orgânico insaturado. É um polímero semelhante ao polietileno (PE) em muitas propriedades.
São utilizados 3 principais processos de produção do polipropileno: Extrusão, sopro e injeção (podendo ser combinados entre si). Extrusão: A resina é aquecida, plastificada e comprimida, sendo forçada através do orifício com o formato da seção da peça a ser fabricada, depois é resfriada.
O polipropileno aguenta calor, podendo ser operado a 115 graus Celsius.
Grafeno é o mais fino, forte e resistente ao calor de todos os materiais mencionados aqui, mas ainda está na fase de laboratório. É uma forma de carbono feita de folhas planas que têm espessura de um átomo.
O mais seguro para colocar no micro-ondas são os recipientes que possuem o número cinco dentro do triângulo, pois isso significa que o plástico é polipropileno. Esse material é mais resistente ao calor, assim, o risco das suas substâncias se combinarem com alimentos e líquidos que existem dentro deles é menor.
Quanto maior o tamanho da molécula, maior será o ponto de ebulição. Por exemplo, o etano e o butano são ambos alcanos, mas a massa molar do etano é igual a 30 g/mol e seu ponto de ebulição é -88ºC, enquanto o butano tem massa molar maior (58g/mol) e ponto de ebulição maior também (0,5 ºC).
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, resíduos de plástico levam mais de 400 anos para se decompor. No entanto, não há informações concretas a respeito do tempo de decomposição de cada tipo de plástico.
Ácido fluorídrico (Hf)
PET: Ataca o plástico, que ganha umaspecto aquoso. AÇO: Quanto mais diluído, mais forte é a reação. Transforma o aço em gás e líquido. VIDRO: Concentrado, pode superar 100ºC e ferver o vidro derretido.
Para transformá-las em plástico, não é necessário nenhuma ferramenta especial, basta colocá-las em um recipiente com água quente por dois minutos e, em seguida, tirar o material transparente e moldar o que desejar.
Um jeito de fazer plástico transparente e translúcido em casa é usando uma mistura de resina plástica de fundição. Elas vêm em duas partes, a resina em si e um endurecedor. Quando misturados, eles formam um plástico duro e rígido.
O que fazer quando você não sabe o que fazer da vida?
Qual o melhor perfume para trabalhar?
Como passar pomada no bebê feminino?
Como passar por uma fase difícil no relacionamento?
Como surge o chamado Principialista de Beauchamp e Childress?
Como é formada a voz passiva analítica?
Como ocorre o surgimento de superbactérias?
Como passar pomada no olho do gato?
Qual o significado de eritroblasto?
Qual convênio cobre psicólogo?
Como usar tonalizante Kamaleão boto rosa?
Como criar uma base de dados no SPSS?
Como criar lista dentro de outra lista no Excel?