O primeiro mapa que retrata o mundo como conhecemos hoje foi criado em 1507, praticamente 15 anos depois da chegada dos europeus ao continente americano, e foi criado pelo cartógrafo alemão Martin Waldseemüller (1475-1522). Este mapa dividia a terra entre o Oriente e Ocidente.
Martin Waldseemüller
A primeira imagem que retrata o mundo como o conhecemos hoje foi feita em abril de 1507. A primeira imagem que retrata o mundo como o conhecemos hoje é do cartógrafo alemão Martin Waldseemüller (1475-1522).
Anaximandro de Mileto No século 4 a.C., o matemático e filósofo grego Anaximandro de Mileto criou um dos primeiros mapas do mundo em forma circular. Esse serviu de base para todos os outros que vieram depois dele. A projeção se limitava apenas às terras conhecidas e habitadas naquele tempo.
Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos, que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental.
O planisfério é composto por um conjunto de linhas imaginárias dispostas na horizontal e na vertical, ou seja, elas cortam o planeta de norte a sul e de leste a oeste. As linhas imaginárias dispostas horizontalmente no mapa-múndi são chamadas de paralelos.
Fonte: entidade responsável pela realização do mapa.
O primeiro mapa-múndi feito de acordo com esse conceito é conhecido como Planisfério de Cantino. Elaborado em 1502 a mando de um espião italiano chamado Alberto Cantino, esse mapa foi o primeiro a representar o mundo conhecido de então, após a descoberta do continente americano.
O mapa-múndi, também menos comumente chamado de mapa-mundo, ou planisfério é uma representação cartográfica plana, em escala reduzida, de toda a superfície do planeta Terra.
Mapa-múndi babilônio O primeiro mapa de que se tem notícia foi feito numa tábua redonda de argila por volta de 2.300 a.C. na região da Mesopotâmia (atual Iraque).
O primeiro mapa-múndi feito de acordo com esse conceito é conhecido como Planisfério de Cantino. Elaborado em 1502 a mando de um espião italiano chamado Alberto Cantino, esse mapa foi o primeiro a representar o mundo conhecido de então, após a descoberta do continente americano.
Os primeiros mapas são datados do século VI a.C. Na Grécia Antiga, os gregos fundaram o mais importante centro de estudo e conhecimento geográfico da época no ocidente. Isso se deveu principalmente às expedições marítimas e militares.
O primeiro mapa de que se tem notícia foi feito numa tábua redonda de argila por volta de 2.300 a.C. na região da Mesopotâmia (atual Iraque). Era apenas uma representação de um rio, provavelmente o rio Eufrates, circundando montanhas.
Mas foi só a partir do século XII que, através do relato de viajantes e navegadores, se iniciou a produção de mapas que incluíam regiões maiores do globo. Embora com muitos erros e exageros por parte dos relatores.
Entre os séculos 12 e 15, as terras descobertas começaram a ser incorporadas aos mapas europeus. Também no século 15, a projeção desenvolvida pelo cartógrafo holandês Gerard Mercator permitiu representar as características de um objeto curvo (o globo terrestre) numa superfície plana (o papel).
Qual a importância do controle patrimonial no setor público?
Qual a vitamina D mais indicada?
Como utilizar as fontes do Dafont?
Quanto custa golden retriever?
O que é substrato do que é feito?
Como trabalhar com poema na educação infantil?
Quando sai o muco na gravidez?
Como devem ser as linhas de simetria em um desenho técnico?
Como reclamar no Ministério da Saúde?
Quais sequelas O Covid pode deixar em casos leves?
Quem pode fazer o Curso de juiz de paz?
O que é recrutamento interno e quais as suas vantagens?
Quais foram as novas fontes de energia que originaram a Segunda Revolução Industrial?
Quais as principais competências que as empresas esperam dos profissionais?
Quais os cuidados após fazer sobrancelha fio a fio?