A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil. A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".
A prosa romântica inicia-se com a publicação do primeiro romance brasileiro "O Filho do Pescador", de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa em 1843. O primeiro romance brasileiro em folhetim foi "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, publicado em 1844.
Brasil e as contribuições que esta época ofereceu á formação da nossa literatura, bem como as transformações que o país sofreu no plano literário oriundas também de acontecimentos políticos. Foi na era romântica que o Brasil buscou sua identidade literária através de temas e elementos genuinamente brasileiros.
Resposta: A segunda geração, ultrarromântica.
O Romantismo no Brasil teve início com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1836. Nesse mesmo período, foi lançada a revista Niterói que também difundia ideias românticas.
O Romance Romântico busca responder às exigências do público leitor mediano do fim do século XVIII e início do século XIX. Sofre as influências dos costumes urbanos e das amenidades das zonas rurais, retoma o mito do cavaleiro medieval, que agora é o herói local.
Os temas mais recorrentes são: o amor não correspondido (amor platônico), a natureza, a religião, a idealização da mulher, a morte, a incerteza, o individualismo, a solidão, os dramas da existência e os sofrimentos em geral.
O principal fato histórico que permeia o Romantismo no Brasil é a chegada da Família Real portuguesa, em 1808. Nesse período, o país deixou oficialmente de ser uma colônia de exploração e passou a ser a sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, uma série de modernizações começou a ocorrer no país.
Os primeiros poetas do Romantismo brasileiro se ocuparam de entender e ajudar a criar o imaginário dessa nação recém-independente. É por esse mesmo motivo que são conhecidos como a Geração Nacionalista. As gerações de poetas que vêm a seguir são conhecidas como a Geração do Mal do século e a Geração Condoreira, como veremos mais adiante.
Autores. José de Alencar está entre os principais autores dessa fase da prosa romântica brasileira, com a obra, O Sertanejo. Também destacaram-se: Bernardo Guimarães, com A Escrava Isaura, e Visconde de Taunay, com Inocência.
Antes de estudar sobre os aspectos mais importantes da poesia romântica, vale mencionar que o romantismo no Brasil teve início em 1836, com a publicação da obra “ Suspiros Poéticos e Saudades ”, de Gonçalves de Magalhães. O movimento esteve dividido em três períodos, a saber:
A poesia romântica brasileira é dividida em três gerações: indianista, enaltecedora do heroísmo indígena; ultrarromântica, centrada nas temáticas do amor e morte; e condoreira, de cunho social.
Precisa colocar papel alumínio para descolorir o cabelo?
Qual o ponto de equilíbrio em unidades e valor?
Por que precisamos conviver com as outras pessoas?
Como fazer para tirar energia negativa do corpo?
Como monitorar meu CPF grátis?
Quando sai o último lote residual do Imposto de Renda 2021?
Para que serve o NPK 20-20-20?
Quais são as etapas do processo de purificação da água?
Qual o Instagram do noivo da Jojo Todynho?
Quantos amperes suporta uma tomada comum?
Quantas latas de cerveja para ficar bêbado?
Quanto custa o laudo de um engenheiro?
Qual o nível de consciência do paciente?
O que aconteceu em 2 de agosto de 1989 que deixou o Nordeste de luto?
Faz mal dormir com a cabeça para janela?