A origem do GPS A princípio, o GPS foi criado para um projeto militar dos Estados Unidos. Conhecido como NAVSTAR, ele foi criado na década de 1960. Entretanto, foi só depois de 35 anos de trabalho que o projeto foi completado, em 1995. Além disso, todo o trabalho custou para o governo americano, 10 bilhões de dólares.
Trata-se de um sistema eletrônico de informação criado pelo exército norte-americano e que começou a ser usado por eles em 1972. Mas era muito mais uma base de teste do que uma ferramenta de auxílio. Muitos ajustes ainda seriam necessários antes de chegarmos à versão atual.
O projeto GPS foi desenvolvido em 1973 e concebido para inicialmente conter 24 satélites, estando completamente operacional em 1994. ... Essa configuração garante ao usuário do sistema receber o sinal de pelo menos 4 satélites em qualquer local da superfície da Terra ou próxima a ela.
Portanto, no caso do GPS, a história iniciou em 1957, ano em que a União Soviética lançou o primeiro satélite artificial da história, o Sputnik 1. O satélite tinha forma esférica e tinha 58 cm de diâmetro, e pesava exatos 83,6 kg.
Os satélites (são 24 que funcionam em uma rede) e os receptores GPS possuem um relógio interno que marca as horas de forma bem rigorosa, em nanossegundos, ou seja, na bilionésima parte do segundo. Então quando um satélite emite um sinalzinho, o receptor GPS também recebe instantaneamente, em forma de rádio.
28 curiosidades que você vai gostar
No século IV a.C., os chineses experimentaram a utilização de um globo que ajudava na navegação através da posição dos astros e a utilização de meridianos.
O GPS (Global Positioning System) é o nome do sistema utilizado para navegação e aquisição de medidas precisas de localização geográfica e geodésica, originalmente denominado NAVSTAR (Navigation System with Timing and Tanging).
Através do rastreamento simultâneo de satélites do sistema GPS por um intervalo de tempo recomendado (aproximadamente 1 hora), são calculadas as coordenadas tridimensionais (latitude, longitude e altitude) do ponto desconhecido.
Gladys Mae West, nascida Gladys Mae Brown, (Condado de Dinwiddie, 1930) é uma matemática norte-americana que teve papel fundamental no desenvolvimento e criação do GPS.
GPS é a sigla para Global Positioning System, que em português significa “Sistema de Posicionamento Global”, e consiste numa tecnologia de localização por satélite. ... O GPS tem a principal função de encontrar o caminho para um determinado local, saber a velocidade e a direção do seu deslocamento.
Os GPS s mais modernos indicam, além de posicionamento, informações sobre locais específicos, como: áreas de serviços e produtos, centros históricos, hospitais, delegacias e, caso seu carro seja roubado, acusa a localização do automóvel fornecendo informações completas do endereço.
A origem do GPS
A princípio, o GPS foi criado para um projeto militar dos Estados Unidos. Conhecido como NAVSTAR, ele foi criado na década de 1960. Entretanto, foi só depois de 35 anos de trabalho que o projeto foi completado, em 1995. Além disso, todo o trabalho custou para o governo americano, 10 bilhões de dólares.
No Brasil, o primeiro receptor GPS foi utilizado em 1992. Inicialmente ele era usado para rastrear caminhões com cargas valiosas; Que Apenas em 2000 o sinal dos satélites de GPS foi liberado ao uso civil.
Uma das maneiras mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e estrelas, no decorrer de muito tempo os viajantes usaram com frequência esse artifício, as principais referências eram o Sol, a Lua e as estrelas.
Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem.
“Antes da invenção da escrita, a humanidade desenhou mapas nas paredes das cavernas, por meio de pinturas rupestres feitas com a intenção de representar o caminho dos locais onde havia caça”, afirma o historiador. O mapa é uma das maneiras que o homem encontrou para se localizar no espaço.
O que é GPS
A Guia da Previdência Social (GPS) é o documento hábil para o recolhimento das contribuições sociais a ser utilizado pelos contribuintes, facultativos ou não, e pelo empregado doméstico.
2) Qual o equipamento necessário para usar o GPS? Os equipamentos básicos para o uso do sistema são: O receptor GPS, uma antena e um computador, celular ou equipamento específico para mostrar os dados.
No processo de triangulação, três satélites enviam o sinal para o receptor, que calcula quanto tempo cada sinal demorou a chegar até ele. Além da sua localização terrestre, o receptor GPS também consegue saber a altura do receptor em relação ao nível do mar, porém para isso é necessário um quarto satélite.
O aparelho de GPS é um sistema de navegação que permite encontrar localizações geográficas. O GPS (Sistema de Posicionamento Global) é formado por três segmentos: o espacial, de controle e utilizador. O espacial é composto por 24 satélites distribuídos em seis planos orbitais.
A sigla GPS significa Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global.
O GPS utiliza um sistema de referência tridimensional para a determinação da posição de um ponto da superfície da Terra ou próximo a ela. As coordenadas dessas posições são adquiridas no sistema geodésico WGS-84, ao qual o GPS encontra-se referido.
Como pode ser destacado o título das referências?
Como registrar Avast Free Antivirus grátis?
O que são clientes e fornecedores?
Como tratar picada de aranha em cachorro?
Quais são as palavras do verbo futuro?
Como se relacionam o orçamento geral e o orçamento flexível?
Como se referir a um gato em inglês?
Como se corresponder com pessoas de outros países?
Qual VRAY funciona no SketchUp 2019?
Como se referir a uma pessoa mais nova em japonês?
Como se referir a várias pessoas em um E-mail?
Como baixar o jogo Sonic Generations para PC?
Como usar o clarificante Genco?
Como usar o Certificado Digital no site da Receita Federal?
Como funciona Claro Música Ilimitado?