Já alguém mais novo em determinado lugar, é um kouhai (em relação ao senpai).
Kun é uma das formas de tratamento honorífico que existe no Japão, utilizado principalmente para designar aqueles que são jovens e do sexo masculino.
San, Sama, Kun e Chan. Provavelmente, muitos de vocês já devem ter escutado esses sufixos após o nome ou o sobrenome de alguma pessoa. Tais formas de tratamento são bastante comuns no Japão e são utilizados para se dirigir a pessoa com quem se está falando ou para se referir a um terceiro.
Senpai é uma palavra em japonês, usada para se referir com respeito a uma pessoa mais velha ou mais experiente. É uma forma de tratamento muito comum no âmbito profissional mas também em escolas, associações ou clubes esportivos.
Os honoríficos são neutros em termos de gênero, mas para os enamorados (especialmente para a namorada), é melhor usar honoríficos que tenham uma nuance feminina. Como por exemplo, -chan, porque soará fofo e romântico. Para o namorado, esse sufixo pode ficar inadequado, não é bom chamá-lo com um honorífico feminino.
Tais formas de tratamento seguem o nome de um indivíduo, da mesma forma que um sufixo . ?) é o mais comum de todos e, provavelmente, o mais conhecido fora do Japão. É usado para referir-se a alguém de mesma hierarquia, quer etária, quer profissional.
Sim, há outros honoríficos que poderiam ser mencionados – a maioria já em desuso. Mas o mais importante é entendermos que não há uma tradução literal para a maioria deles em português. Assim sendo, o ideal é apenas compreender seu uso através do contato com o idioma japonês. Desta forma, internalizaremos bem os seus usos.
O artigo de hoje é sobre um hábito muito comum no idioma japonês, mas sem um correspondente em português. Trata-se do uso de alguns sufixos após nomes próprios. Os chamados “honoríficos”. O que são esses tais honoríficos?
Bem, esses “-chan” e “-kun” são chamados de pronomes de tratamento japoneses. Eles indicam a relação do falante com o ouvinte, e muitos fãs de animes/mangás os usam instintivamente, acostumados com o uso. Entretanto, já vi também vários desses pronomes serem usados erroneamente e displicentemente.
Como funciona o convênio de coparticipação?
Como numerar página a partir de uma determinada página?
Como funciona o Direito Empresarial em uma empresa?
Como é calculado o custo de armazenagem?
Como calcular o lucro acumulado?
Como vedar uma janela do barulho?
Como funciona a etiqueta fixa dos Correios?
Como funcionam os indicadores de pH?
Como funciona a chopeira de bancada?
Qual investimento gera juros compostos?
Como calcular unidades de medida?
Como somar e dividir na mesma fórmula no Excel?
Quanto de imposto a Havan paga?
Como somar valores de duas colunas no SQL?
Como funciona o câmbio eletrônico?