A hipótese mais provável é que o sapateado tenha surgido no século V, na Irlanda, onde os camponeses que usavam sapatos com solado de madeira para aquecer os pés, começaram a brincar com os sons que esse sapato fazia. Criavam diversos ritmos, originando uma dança conhecida como Irish Jig.
Os calçados eram mais flexíveis, feitos de alumínio, e moedas eram fixadas à sola, para que o som fosse mais limpo. Mais tarde, finas placas de pedra (taps) passaram a ser fixadas no lugar das moedas, o que aumentou ainda mais a qualidade do som.
Nos EUA, o Sapateado se deu pelos negros americanos, que se desafiavam com a dança acompanhada por ritmos sofisticados, com muitos movimentos de corpo e não apenas o trabalho dos pés, era uma dança exclusivamente masculina.
Breve História. O sapateado surgiu por três principais influências. ... O Sapateado Americano se consolidou realmente no início da década de 20, quando foi criado o espetáculo “Shuffle Along”, onde 16 bailarinas executavam uma mesma coreografia dando origem ao chamado “chorus line” e revolucionando os palcos da Broadway.
A dança dos escravos foi adicionada ao início de vaudeville e esta é a forma como o tap dance se tornou conhecida. O sapateado foi visto pela primeira vez no “trovador show” seções de concursos de dança. Os bailarinos pintavam seus rostos de preto e dançavam em volta dos negros imitando suas danças.
Sapato de Sapateado TAP: Do iniciante ao Profissional | Só Dança.
De modo geral, o solado único é indicado para quem busca uma opção mais leve, que permita performances mais acrobáticas. O solado triplo, por sua vez, é ideal para quem pratica passos como Pull backs. Mas, o ideal é sempre pedir a orientação do seu professor para escolher a sola.
Sapateado é um estilo de dança, que tem como principal característica os ruídos que os dançarinos produzem com os sapatos em contato com o chão, fazendo dos pés dos dançarinos verdadeiros instrumentos de percussão.
Já para o Sapateado, o fardamento deve ser leve e que não prejudique a produção de movimentos e sons. Sem esquecer o sapato indicado para esse estilo de dança. Para o Stiletto, o uniforme é mais despojado que as danças clássicas.
No Brasil, o sapateado foi muito difundido nas grandes capitais, mais pouco praticado, talvez pela falta de profissionais qualificados, que ainda hoje, se concentram nos Estados Unidos e na Europa.
Savion, um dos maiores sapateadores do mundo, criou uma nova forma de sapatear mais forte e mais ousada com seu swing e musicalidade. O sapateado também pode ser chamado de instrumento de percussão, pois com batidas dos pés executam-se sons e melodias rítmicas bem variadas e ricas.
A conclusão de inúmeras pesquisas nos leva a crer em três principais influências. A primeira nos remete ao século V na Irlanda, onde os camponeses que usavam sapatos com solado de madeira para aquecer os pés, começaram a brincar com os sons que esses sapatos faziam.
Na década de 70 mudando-se do Rio de Janeiro para São Paulo, começou a dar aulas de sapateado nas grandes academias de dança da época como Rennée Gumiel, Yolanda Verdier, Cisne Negro, Stagium e Nice Leite, Leonice Borges Piovani na cidade de Araraquara, entre outras.
Qual é o melhor horário para tomar o anticoncepcional?
Para que serve o remédio Decadron 4MG?
Qual o melhor horário para tomar Diosmin?
Porque o Procv busca valor errado?
Quantas vezes tomar Amoxicilina por dia?
Como saber o valor que vou receber do Bolsa Família?
Como tomar o anticoncepcional Evanor pela primeira vez?
Onde colocar a vírgula nos números decimais?
Quando começar a tomar Uxi Amarelo e Unha de Gato?
Como saber onde tem radar inteligente?
Como ver o progresso do GTA 5?