Os jesuítas criaram as primeiras escolas quando aqui chegaram em 1549, com o objetivo de formar sacerdotes e catequizar o índio, dedicando-se também à educação da elite nacional. A Companhia de Jesus foi uma instituição criada essencialmente para fortalecer e defender a Igreja.
Na maior parte do continente, o conhecimento ficava limitado ao clero – Bolonha era exceção. É fundada a primeira escola do Brasil, em Salvador, por um grupo de jesuítas, que também funda a segunda, em 1554, em São Paulo – a data marca também a fundação da cidade. Ensinava-se a ler, escrever, matemática e doutrina católica.
Em 343 a.C. Aristóteles, por exemplo, tornou-se preceptor de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia. Séc. 4 a.C. Surgem as primeiras “escolas”. Eram locais onde mestres ensinavam gramática, excelência física, música, poesia, eloqüência, mas não existiam salas de aula no sentido atual.
A entrada de qualquer criança na escola é algo muito natural. Mas, será que sempre foi assim? Por ser o segundo local mais ocupado pela criança depois da casa, torna-se interessante saber como é que a escola surgiu. Não é verdade? Quais processos, transformações e escolhas foram feitas para definir que era ali que ficariam as crianças?
A palavra “escola” vem do grego scholé, que significa, acredite se quiser, “lugar do ócio”. Isso porque as pessoas iam à escola em seu tempo livre, para refletir. Vários centros de ensino pipocaram pela Grécia, por iniciativa de diferentes filósofos.
Qual o valor do ICMS da energia elétrica?
Quando ocorre a desclassificação do crime?
Como melhorar a socialização da criança?
Quantos são os princípios de escoteiro?
Quais são os músculos da coxa?
Quais são os tipos de penas privativas de liberdade?
Quando posso advogar contra Ex-cliente?
Quem é a rainha do funk no Brasil?
Como virar o monitor na vertical?
Como se perde gordura localizada?
Quais os maiores grupos de empresas do Brasil?
Quais são os sintomas do câncer no sangue?
O que colocar no sumário de um TCC?