O sumário deve ser o último elemento pré-textual, ou seja, deve vir imediatamente antes do primeiro capítulo do trabalho. Os elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, resumo, listas de tabelas, figuras e abreviaturas) não devem ser registrados no sumário.
Características do sumário
É o último elemento pré-textual do TCC. Ou seja, deve vir antes da introdução do trabalho. Deve conter um esquema para a subordinação dos itens que o compõem, tanto em relação à formatação, quanto em relação à numeração.
Regras para o sumário nas normas ABNTDeve ficar como último elemento pré-textual. ... Quando o trabalho possui mais de um volume, todos os itens do sumário devem estar presentes em todos os volumes.A palavra sumário deve ser centralizada e com a mesma tipologia da fonte utilizada para as seções primárias.
Inserir um sumárioPosicione o cursor onde você deseja adicionar o sumário.Acesse Referências > Sumário. e escolha um estilo automático.Se você fizer alterações no documento que afetam o sumário, atualize o sumário clicando com o botão direito no sumário e escolhendo Atualizar Campo.
Sumário é a enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede e índice é uma enumeração detalhada, em ordem alfabética, dos nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, etc., com a indicação de sua localização no texto (informação verbal, ...
29 curiosidades que você vai gostar
Conceito: o sumário é a enumeração das divisões, seções, capítulos e outras partes do trabalho, seguindo a mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. A construção do sumário é uma das últimas tarefas a serem feitas no trabalho.
Na aba “Referências”, clique em Sumário; Depois, selecione o “Sumário Automático 1” e seu sumário será gerado automaticamente. Verifique se ele segue todas as normas da ABNT com títulos em negrito e a formatação como no nosso exemplo.
O sumário ABNT deve estar contido logo depois dos seguintes itens: capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, resumo, listas (de tabelas, figuras e abreviaturas); vindo antes do primeiro capítulo.
Aqui está o passo a passo para criar um sumário automático de acordo com as normas da ABNT:Coloque o seu cursor na página onde irá inserir o sumário;Vá ao menu e selecione a aba “Referências” > escolha a opção “Sumário”;Clique em “Sumário Automático”.
Como fazer um sumário ABNT no Word [automático]Clique onde você quer que o sumário inicie; preferencialmente em uma página vazia e no começo do documento;Entre em Referências > Sumário;Escolha uma opção de Sumário Automático.
Formatar o texto no sumárioVá para Referências > Sumário > Inserir Sumário.Selecionar Modificar. ... Na lista Estilos, clique no nível que você quer alterar e clique em Modificar.No painel Modificar Estilo faça suas alterações.Selecione OK para salvar as alterações.
Prefácio: breve texto de esclarecimento, justificativa ou comentário da obra. Pode ser escrito pelo próprio autor ou outra pessoa, que geralmente é autoridade no assunto. Inicia-se em página ímpar, antes do sumário.
Elementos pré-textuais (Folhas de rosto e de aprovação, Dedicatórias e Agradecimentos, Resumos e Listas) não devem aparecer no sumário. Elementos pós-textuais (Referências, Apêndices e Anexos) aparecem no sumário mas não recebem numeração.
Sumário: estrutura
A impressão das páginas deve ser feita apenas a partir da introdução. Apesar de algumas pessoas usarem o índice para fazer isso e confundir ambos, o índice é, na verdade, a lista de temas abordados no trabalho.
Caso opte por fazer o sumário manualmente há um recurso de tabulação que facilita a inserção da linha pontilhada e o alinhamento da paginação. , vá até a página onde deseja inserir o sumário e digite a palavra Sumário na parte de cima da página. 1. Digite todos os títulos e subtítulos que deseja inserir no sumário.
O sumário é o último elemento pré-textual da dissertação. Ou seja, deve vir antes da introdução do trabalho.
...
Formatação do texto:O título deve ser centralizado; a lista dos capítulos e subcapítulos deve ser alinhado à esquerda.Fonte Times New Roman ou Arial.Espaçamento entre linhas 1,5.Tamanho da fonte: 12.
Elementos pré-textuais em trabalhos acadêmicosCapa. A capa é um item obrigatório. ... Folha de Rosto. A folha de rosto também é obrigatória e repete algumas informações contidas na capa, além de fornecer mais dados sobre o trabalho. ... Errata. ... Folha de Aprovação. ... Dedicatória e agradecimentos. ... Epígrafe. ... Resumo. ... Listas.
Frases para iniciar uma introdução“Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”“Muito se discute a importância de …”“Pode-se afirmar que, em razão de …”“Observando o cenário…”“É de conhecimento geral que…”“Em face do cenário atual…”“Segundo a pesquisa…”“Tendo em vista que…”.
Estrutura do artigo científicoTítulo. Inicialmente, um bom título deve informar de forma clara qual é o tema e o objetivo do artigo. ... Nome dos autores. ... Epígrafe (facultativa) ... Resumo e Abstract. ... Palavras-chave e Keyword. ... Conteúdo do artigo científico. ... Referências bibliográficas do artigo científico.
Prefácio: breve texto de esclarecimento, justificativa ou comentário da obra. Pode ser escrito pelo próprio autor ou outra pessoa, que geralmente é autoridade no assunto. Inicia-se em página ímpar, antes do sumário.
Os elementos pós-textuais são compostos de referências, glossário (opcional), apêndice e ou anexos, índice (opcional). As referências são todos os textos, livros, periódicos, revistas, sites, utilizados quando da revisão bibliográfica para os escritos do texto da pesquisa.
Anexos são os documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos etc. Os apêndices devem aparecer após as referências, e os anexos, após os apêndices, e ambos devem constar no sumário.
Os apêndices devem aparecer depois das referências, e os anexos vem depois dos apêndices. Anexo é o texto ou documento usado para complementar um trabalho, que não foi elaborado pelo próprio autor dele. Apêndice é o texto ou documento usado para complementar um trabalho, que foi elaborado pelo próprio autor.
Nomeie-o com as letras do alfabeto maiúsculas e consecutivas. É muito comum numerar os anexos e apêndices, mas segundo a NBR 14724 esta não é a maneira certa. Passo 2. Dê um título para cada apêndice e/ou anexo, precedido por um travessão.
Na hora de incluir apêndices na monografia, é essencial sinalizar o material com letras maiúsculas, travessão e uma letra. As margens não mudam, ou seja, devem seguir a mesma formatação do restante do relatório. Caso se esgotem as 23 letras do alfabeto, a ABNT recomenda usar letras dobradas.
Como fica o braço do bebê com a vacina BCG?
Onde fica a tinta da tatuagem na pele?
Quando o pai está desempregado qual o valor da pensão?
Qual é o alimento das formigas?
Como o jeans chegou ao Brasil?
Como um gestor deve lidar com conflitos?
Como os jacarés ficam na água?
Quando as pessoas se machucam elas aprendem a odiar?
Quando o jeans se popularizou?
Como o Han do Velozes e Furiosos sobreviveu?
O que é desenvolvido na capoeira?
Como os javali chegou ao Brasil?
Como o handebol era praticado no início Quantos jogadores para cada time e hoje?