Os primeiros registros da origem da porcelana foram feitos em tempos remotos na China, entre os séculos VI e VII. Apesar de não existir uma data precisa, acredita-se que um forno de cerâmica ultrapassou a temperatura habitual, resultando em um elemento que surpreendeu por sua dureza, translucidez, pureza e cor branca.
A porcelana vermelha mais antiga foi feita com esmalte vermelho cobre durante a Dinastia Tang, no século X. Durante a Dinastia do Sol, a técnica foi melhorada, e durante a Dinastia Ming, a cor vermelha tornou-se mais brilhante. A técnica atingiu o seu auge durante a Dinastia Qing.
A porcelana é feita de argila branca de altíssima qualidade e queimada a 1.260° C, o que a torna segura para uso na cozinha, por não ser aderente nem porosa e também pela possibilidade de ser colocada em lava-louças.
A estrutura da porcelana tradicional, aquela cuja composição da massa é de 50% de caulim, 25% de quartzo e 25% de feldspato, é constituída de uma matriz de fase vítrea que envolve grãos de mulita com dois formatos característicos.
As maiores indústrias nacionais que atuam no segmento são a Cerâmica Oxford e a Porcelana Schmidt de Santa Catarina, a Tirolesa no Paraná e as Indústrias Pozzani de São Paulo.
Para fixar o esmalte na porcelana, por exemplo, a temperatura de queima fica entre 7 °C (conheça os fornos para porcelana aqui).
Um sinal impresso ou gravado em cores diferentes de azul indica que as peças foram feitas após 1850. Verifique se a palavra “Royal” está gravada antes do nome da empresa. Peças que apresentam a palavra royal também foram feitas após 1850. Procure códigos de meses em porcelanas antigas.
Pesquisas apontam que a cerâmica é produzida há cerca de 10 a 15 mil anos. A cerâmica é geralmente um pouco mais pesada do que a porcelana. ... Por fim, a louça que é o coletivo que agrega todos os artefatos produzidos com estes materiais: cerâmica, faiança e porcelana, que se diferem apenas pela composição dos elementos.
A porcelana é um produto branco impermeável e translúcido. Ela se distingue de outros produtos cerâmicos, especialmente, da faiança e da louça, pela sua vitrificação, transparência, resistência, completa isenção de porosidade e sonoridade.
A decoração da porcelana é feita de diversas formas: com o uso de pintura à mão livre, uso de estanhola (molde vazado), a aplicação de decalque, transfer e a de filetes (ou listel ). Algumas peças recebem mais de um processo durante sua decoração.
Como surgiu a porcelana? Confeccionada pela primeira vez na China entre os séculos 7 e 10, durante a dinastia Tang, a porcelana nasceu da mistura de dois minérios: feldspato e caulim. Quando aquecidos a 1 450 graus Celsius, o feldspato vitrificava, enquanto o caulim mantinha a forma do objeto.
A boneca de porcelana é feita apartir da queima de argila pura e nesse processo, o material acaba ficando mais refinado e delicado. Depois dessa descobertar na China, os Europeus tentaram imitar a porcelana, sem sucesso misturando barro com vidro moído.
A porcelana é um produto branco impermeável e translúcido. Ela se distingue de outros produtos cerâmicos, especialmente, da faiança e da louça, pela sua vitrificação, transparência, resistência, completa isenção de porosidade e sonoridade. Basicamente a matéria prima da porcelana são: argila, quartzo, caulim e feldspato.
Quanto tempo dura um pote de Pré-treino?
O que é uma sociedade inclusiva?
Quanto que é 35 em porcentagem?
São exemplos de paisagem natural?
Quais os tipos de aquecimento esportivo?
Onde abre o ducto da glândula submandibular?
Quais são os fundamentos da logística?
Para que serve bacia com água no quarto?
Qual o nome da ciência que estuda a morte?
Quantos dias posso polir o carro depois de pintar?
Qual a parte do ser humano que fica o fêmur?
Como é feita a citação no JEC?
O que é embolia pulmonar na lipoaspiração?
Qual a contribuição de Vygotsky para a educação infantil?
O que os homens primitivos usavam para contar seus rebanhos?