Os Portugueses navegavam então em mares que nunca tinham sido sulcados pelos europeus, com ventos e correntes que desconheciam, e as viagens tornavam-se cada vez mais longas. Era preciso um novo tipo de navio para ultrapassar estas dificuldades. Foi assim que surgiu a caravela.
A Caravela portuguesa é uma das invenções portuguesas mais relevantes para a História de Portugal. Foi a bordo desta embarcação, que representava uma das maiores evoluções tecnológicas até ao momento, que os portugueses puderam atravessar os oceanos e mares, entre os séculos XV e XVI.
Caravelas eram navios menores, em geral com apenas dois mastros. Além disso, não tinham os altos "castelos" de popa e proa das naus, isto é, áreas cobertas à frente e atrás dos navios.
Criadas pelos portugueses, as caravelas serviriam para acabar com o medo que as pessoas tinham do mar e também para descobrir novos territórios.
As caravelas foram os navios dos Descobrimentos portugueses desde c. 14, quando Bartolomeu Dias passou o Cabo da Boa Esperança e entrou no Oceano Índico, na expedição que abriu o caminho para a viagem de Vasco da Gama e para o descobrimento do caminho marítimo para a Índia.
A caravela é um tipo de embarcação usada pelos portugueses durante a Era dos Descobrimentos, nos séculos XV e XVI.
A caravela era um barco pesqueiro, utilizado principalmente ao longo da costa da Europa, mas que também podia ser utilizado em alto mar. As caravelas eram pequenas, com no máximo três mastros até então, e utilizavam velas num fomato que foi batizado "latino" (triangular). Eram barcos fáceis de conduzir e controlar.
Conforme publicou Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO, o historiador pesquisou a velocidade a que chegavam as caravelas. Viajar numa delas não seria nada mau: 22km/h.
Países como Espanha, Portugal, Holanda, Inglaterra e França possuíam grandes esquadras de caravelas. Porém, foram os portugueses que mais utilizaram este tipo de embarcação. - Pesavam, em média, de 1 toneladas. - As caravelas consistiam em grandes embarcações feitas de madeira.
As caravelas navegavam, em média, a 7 nós de velocidade. “ A conquista do Atlântico começou com o aperfeiçoamento dos veleiros. Aperfeiçoando o navio, os portugueses inventaram a caravela de aparelho-duplo: velas quadradas para andamento do vento traseiro, velas latinas para o vento de frente.
Foram em caravelas (Santa Maria, Pinta e Niña) que o navegador genovês, navegando pela coroa espanhola, Cristóvão Colombo chegou à América em 1492. Com este mesmo tipo de embarcação, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 1500. - Entre os séculos XV e XVI, os piratas também utilizaram caravelas para saquear regiões e atacar outras caravelas.
As velas latinas (triangulares) permitiam-lhe bolinar (navegar em ziguezague contra o vento). Gil Eanes utilizou um barco de vela redonda, mas seria numa caravela (tipo carraca) que Bartolomeu Dias dobraria o Cabo da Boa Esperança em 1488. É de salientar que a caravela é um desenvolvimento dos portugueses.
Como filtrar dados de uma tabela para outra?
Como parar processos em segundo plano Windows 7?
Como finalizar o jogo de memória?
Como o empreendedorismo social contribui para a economia criativa?
Como finalizar apresentação de TCC?
Como fazer finalização em cabelo ondulado 2A?
O que significa Stories monitorados no Reports?
Como encerrar um processo no sei?
Como lavar tapete felpudo na mão?
Como Abrir arquivo Mobi no iPhone?
Porquê ler o livro Dom Quixote?
Como lavar a tatuagem depois de feita?
Como finalizar compra na Natura?