A personagem Mafalda, diferente do que muitos pensam, foi criada inicialmente para o comercial de uma empresa eletrodomésticos. Assim ela nasceu quando a Agens Publicidad, por meio do escritor Miguel Brascó, entrou em contato com Quino, em 1962.
A personagem foi criada em 1963 para uma propaganda da empresa de eletrodomésticos Mansfield que deveria ser publicada no diário Clarín. ... Foi publicado no jornal pela primeira vez em 29 de Setembro de 1964, apresentando somente as personagens de Mafalda e seus pais, e acrescentando Filipe em janeiro de 1965.
Assim, provavelmente a personagem foi criada no contexto histórico conhecido como Pós-Guerra Fria. Assim usando Mafalda para expressar suas ideias sobre o mundo recém globalizado, e capitalista.
Mafalda, a menina mais contestadora da Argentina, não falava há tempos. Quino (Joaquín Salvador Lavado), seu autor, acaba de completar 86 anos, perdeu boa parte de sua visão e vive longe das câmeras na província de Mendoza, ao pé dos Andes.
Mafalda nasceu das mãos de seu criador, Joaquín Salvador Lavado – o Quino –, com um objetivo específico: ilustrar a publicidade de uma marca de eletrodomésticos que acabou não sendo veiculada.
Foi criada no ano 1962, mas a tira só vou lançada em 29 de Setembro de 1964. Mafalda foi provavelmente criada no contexto histórico conhecido como Pós-Guerra Fria.
Famosa pelas reflexões sobre os problemas sociais e ambientais do mundo, Mafalda é conhecida dos estudantes brasileiros por causa de suas charges em provas de ensino fundamental, médio, vestibular e até do Enem.
No entanto, Quino retomou a narrativa em 1964, não mais comercialmente, acrescentando outras personagens e histórias. A primeira tirinha foi impressa em 29 de setembro de 1964 no periódico Primera Plana, um ano após o autor publicar o seu primeiro livro em quadrinhos, Mundo Quino.
A menina é uma heroína contestadora, revolucionária, inquieta, que se recusa a aceitar o mundo como ele é, procurando sempre formas de questionar e de mudar a sociedade. Mafalda levantou temáticas importantes e difíceis como o capitalismo, o feminismo e a desigualdade social, mas sempre com humor e de modo acessível.
Quem conhece Mafalda, já sabe que ela odeia sopa! Na verdade, a sopa é uma referência aos regimes ditatoriais, em especial ao argentino. Seus amigos também são muito representativos. ... Mafalda também tinha uma tartaruga, a Burocracia.
Mas em 2 de junho de 1968 a história ganha vida novamente por meio do jornal Siete Días Ilustrados. Mafalda é uma das tirinhas mais famosas e conhecidas do mundo. Assim como o seu criador, Quino, ganhou notoriedade internacional, em 1969, pelas publicações na Europa, assim como a primeira edição Italiana da história.
As aventuras de Mafalda foram narradas em três veículos – Primera Plana, El Mundo e Siete Días Illustrados. Quino foi sempre um autor exigente, doando-se integralmente a sua criatura, com um estilo distinto de outros cartunistas, que dividiam sua produção com outros artistas e desenhistas.
A inspiração do traço veio principalmente de Charles M. Schulz, criador de Snoopy. No entanto, Clarín rompeu o contrato e a campanha foi cancelada. Mafalda somente se tornou um cartoon de verdade sob a sugestão de Julián Delgado, na época o editor-chefe do hebdomadário Primera Plana e amigo de Quino.
Umberto Eco escreveu: “O universo de Mafalda é o latino, o que a torna mais compreensível do que muitos personagens norte-americanos”. Quino nunca parou com seus cartuns e charges, mas em 1973 optou por descontinuar seu maior sucesso.
Pode descontar banco de horas negativo na rescisão?
Quanto tempo de vida tem uma pessoa que tem o coração transplantado?
Qual a segunda igreja mais antiga do Brasil?
O que é registro de pessoa jurídica?
Quem controla a musculatura lisa?
Onde usar álcool isopropílico?
Como a defumação conserva as carnes?
Quais os princípios fundamentais?
Pode colocar o mesmo chip em outro celular?
O que acontece quando o esôfago está fechando?
Como saber se tenho Lis Bradesco?
Qual o monstro que Perseu matou?
Como se constrói um foguete espacial?
Quantos volts são necessários para dar um choque?