Algumas dicas para melhorar o sono e a qualidade de vida de quem trabalha por turnos são:
Um estudo realizado pela University of Southern Mississippi analisou o treino de alguns jovens e os resultados apontaram que os participantes que treinavam às 18h tinham um ganho de massa muscular maior do que os que treinavam às 10h. Além disso, aqueles que treinavam à noite perdiam mais peso do que a turma da manhã.
Os exercícios que recrutam uma maior quantidade de massa muscular como agachamento, levantamento terra e supino devem ser a base do treino. Adicionar muitos exercícios isolados ao treino diminui a produtividade do mesmo, de maneira não permitir uma boa recuperação, repercutindo negativamente no ganho de massa muscular.
O que comer antes de dormir
Estudos comprovam que os turnos da noite aumentam o risco dos trabalhadores para doenças cardíacas, síndrome metabólica, dificuldades gastrointestinais, obesidade e até mesmo alguns tipos de câncer.
Além da privação do sono noturno, aumento das chances de diabetes e pressão alta causados pelos elevados níveis de estresse e cansaço extremo, o trabalho noturno permite muito menos qualidade de vida e bem-estar aos seus adeptos. Sua saúde e vida familiar ficam bastante comprometidas quando se trabalha a noite.
VANTAGEM Maior hipertrofia e redução do estresse Pelo aspecto metabólico, treinar à noite tende a ser mais vantajoso para quem busca ganho de massa. Nesse momento, os músculos ainda estão aquecidos e você tem maior nível de força do que pela manhã, o que permite levantar cargas maiores.
Tente garantir um sono de qualidade, de ao menos 7 a 9 horas por dia. Se não for possível manter esse sono em um único período, programe cochilos. Use estratégias para ficar acordado antes do turno de trabalho (incluindo exposição à luz do sol e cafeína). Durma assim que chegar em casa.
Trabalhar em horários 'antissociais' envelhece o cérebro, diz pesquisa | Bem Estar | G1. Pesquisa mostrou que jornadas instáveis e trabalho de madrugada provocam envelhecimento de até seis anos.
Pensando nisso, reuni aqui algumas dicas para não ter desculpas e não escapar dos exercícios físicos:
8 Dicas para ganhar massa muscular 1. Fazer cada exercício de forma lenta 2. Não parar o exercício assim que começar a sentir dor 3. Treinar de 3 a 5 vezes por semana 4. Ingerir alimentos ricos em proteínas 5. Começar o treino pela musculação 6. Revisar toda a série a cada 4 ou 5 semanas
A alimentação também é parte fundamental no processo de ganho de massa muscular, pois fornece os os nutrientes necessários para que o diâmetro das fibras musculares possa aumentar, garantido a hipertrofia. As 8 melhores dicas para ganhar massa muscular de forma rápida e eficiente são:
Para quem quer recuperar e aumentar a massa muscular, favorecendo a hipertrofia muscular é necessário comer alimentos ricos em proteínas como leite e derivados ou ovo e carboidratos de baixo índice glicêmico como cereais integrais para repor a energia gasta durante o treino e não ter fome durante a noite.
Isso é fundamental para quem está procurando o ganho de massa muscular. Dependendo do alimento que você ingerir, há o estímulo, por exemplo, à produção de hormônios, como a testosterona e GH. Outros, auxiliam na regeneração muscular, preparando o seu corpo para o próximo treino, e assim por diante.