Max Weber nasceu em Erfurt, Turíngia, Alemanha, no dia 21 de abril de 1864. Filho de um jurista e político do Partido Liberal Nacional na época de Bismarck. Estudou nas universidades de Heidelberg, Berlim e Gotinga. Formou-se em Direito e doutorou-se em Economia e acabou desenvolvendo obras sobre Sociologia.
Universidade de Göttingen1885–1886
Universidade Humboldt de Berlim1884–1885Universidade de Heidelberg1882–1884Kaiserin-Augusta-Gymnasium1872–1882Universidade de Estrasburgo
Max Weber/Formação
Erfurt, Alemanha Max Weber/Local de nascimento
Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.
A sociologia é concebida por Max Weber como a ciência que tem como objeto a realidade infinita, na qual existem tipos ideais que servem como modelos para a interpretação dos acontecimentos sociais que serão analisados.
Universidade de Göttingen1885–1886 Universidade Humboldt de Berlim1884–1885Universidade de Heidelberg1882–1884Kaiserin-Augusta-Gymnasium1872–1882Universidade de Estrasburgo Max Weber/Formação
Munique, Alemanha
Max Weber/Local de falecimento
Max Weber e o trabalho como atividade fundamental Weber, assim como Marx, via o trabalho de um ponto de vista histórico. Para Weber, cada sociedade se forma e opera a partir de condições históricas específicas e, na sociedade capitalista, o trabalho acabou por se tornar uma atividade fundamental.
Teoria, pensamentos e principais ideias de Max Weber. Os principais objetos de estudo de Weber na sociologia foram o capitalismo e o protestantismo, levando o sociólogo a desenvolver uma sociologia da teologia. A visão weberiana do capitalismo era diferente da visão marxista.
Max Weber foi profundamente influenciado pela filosofia de Immanuel Kant sustentada pelo idealismo. Para Kant, o plano das ideias e conceitos deveria pautar todo o trabalho filosófico, que partiria da prática para chegar aos conceitos mais puros e a priori (anteriores a qualquer vivência material).
Max Weber contraiu o matrimônio em 1893 com Marianne Schnitger, uma prima de segundo grau, igualmente socióloga, que viria a ser sua biógrafa e editora. Max sofreu ao longo de toda a vida com severas crises de depressão, o que fez inclusive com que ele se afastasse da universidade por alguns longos períodos.
Max Weber sofreu grande influência dos escritos de Immanuel Kant, especialmente da concepção kantiana de "a priori". Weber desenvolveu o conceito "tipo ideal", segundo o qual as categorias da ciência social seriam uma construção subjetiva do pesquisador.
Em que contexto surgiu o Taylorismo?
Como organizar o estoque de um supermercado?
Como surgiu as batalhas de rap?
Como organizar sua loja de auto peças?
O que significa o termo Idade Média?
Qual a função da válvula de descarga?
O que colocar no destaque comece aqui?
Como era a vida de Aristóteles?
Como foi montada a Bíblia Sagrada?
Como funciona uma entidade filantrópica?
Qual a verdadeira história do Hulk?
Como explicar os pontos cardeais?
Como funciona a asa de um avião?
Como funcionam as bandeiras da energia elétrica?
Como calcular a distância entre Terra e Sol?
Como foi feito o filme Sharkboy e Lavagirl?
Como é uma viagem de cruzeiro?