Os meios de contraste podem ser classificados a partir de propriedades como a capacidade de absorção e composição química. Agentes de contraste radiopacos ou positivos aumentam a capacidade de absorção de radiação ionizante. Já os radiotransparentes ou negativos diminuem essa capacidade.
As reaçoes adversas aos meios de contraste sao comuns e incluem as reaçoes de hipersensibilidade alérgicas e nao-alérgicas. As reaçoes de hipersensibilidade sao denominadas imediatas quando ocorrem em até 1h após a administraçao do contraste, e têm se tornado menos frequentes com o uso de compostos nao-iônicos.
O que geralmente ocorre é uma urticária na pele, com vermelhidão e coceira em regiões como braço, pescoço e tórax. “Já reações alérgicas moderadas incluem tontura, náusea e dificuldade para respirar. Em casos graves, a falta de ar vira incapacidade respiratória, aí é necessário intervir em minutos.
Quanto à composição dividem – se em: Iodados: Que contém Iodo (I) em sua composição como elemento radiopaco. Não Iodados: São os que não contêm Iodo em sua composição, porém apresentam outros átomos como elementos radiopacos. Nestes enquadram – se o Sulfato de Bário e o Gadolínio.
Os meios de contraste radiopacos geralmente são utilizados em radiografias e fluoroscopias, para ajudar a delinear as bordas entre tecidos com radiodensidade similar. A maioria dos meios de contraste tem como base o iodo. Os meios de contraste iodados podem ser iônicos e não iônicos.
Quanto ao grau de severidade, as reações são classificadas como leves, quando nenhuma terapia é necessária, cedendo espontaneamente; moderadas, quando a reação regride mediante intervenção medicamentosa, não necessitando hospitalização, e graves, quando requerem medidas de suporte à vida e internação hospitalar(2,4).
As reações adversas aos meios de contraste não são muito frequentes, mas podem acontecer em diferentes graus de severidade. Fernando Poralla, Membro do Grupo de Estudos de Meios de Contraste Radiológicos da SPR-Sociedade Paulista de Radiologia, explica algumas delas.
As reações mais graves ao contraste são reações alérgicas Nefropatia por contraste (lesão renal após a injeção intravascular de um agente de contraste)
Se for necessário o contraste, um agente não iônico deve ser utilizado e o paciente deve ser pré-medicado com prednisona (50 mg por via oral 13 h/7 horas e 1 hora antes da injeção do contraste) e difenidramina (50 mg por via oral ou IM 1 hora antes da injeção).
Atualmente, os MCR são dos fármacos mais usados na medicina moderna de diagnóstico e, entre eles, salientam -se os meios de contraste radiológico iodados (MCRI), pela maior frequência de utilização. O primeiro exame radiológico efetuado com MCRI foi uma angiografia em 1920.
Onde o rato gosta de se esconder?
Qual a média do preço do gás no Brasil?
Como é o sistema excretor dos artrópodes?
Como ser fluente em inglês sozinho grátis?
Quais são as circunstâncias atenuantes?
Como se deve conduzir uma entrevista de trabalho?
Qual a diferença entre sentença e decisão interlocutória?
Como consultar extrato do Seguro-desemprego?
Qual o melhor para sinusite loratadina ou desloratadina?
Como saber se o aluno concluiu o ensino médio?
Qual é a função do requerimento?
Quais as consequências da Revolução Industrial para a sociedade?
Quantas vezes Fernando Zor foi casado?
O que é tutor no direito civil?