A região possui uma demografia baixa, com cerca de 15.864.454 habitantes, respondendo por apenas 8% do povo brasileiro. ... Essas pessoas estão distribuídas em uma área territorial de 3.853.575,6 km², correspondendo à menor densidade demográfica do país, com 4,12 habitantes/km².
Durante a segunda metade do século XX, a região Norte foi integrada ao restante do país através de projetos desenvolvimentistas. ... Foram criadas instituições (bancos, superintendências) para gerenciar a ocupação da região, principalmente para exploração de madeira e minérios.
Mas foi a expansão pecuária e da agricultura que alimentou de vez e deu impulso econômico e populacional para o Norte, várias áreas foram devastadas, causando problemas ambientais sem medidas.
Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, com o objetivo de descobrir ouro e pedras preciosas, os bandeirantes, partindo da vila de São Paulo, iniciaram a ocupação da região Centro-Oeste, que antes era uma área praticamente esquecida pelos colonizadores.
Entre os séculos XIX e XX, o aumento da procura internacional pelo produto, estimulou a exploração e os movimentos migratórios de nordestinos para a região, o que desencadeou a formação de várias agrovilas, envolvidas na produção e no transporte da borracha para o litoral.
Embora seja a maior das cinco regiões, é a segunda menos populosa e a menos povoada (que tem menos habitantes por quilômetro quadrado) do país. Isso se explica pela grande área coberta pela selva, que, por ser muito densa, dificulta a ocupação humana. Dessa forma, seus habitantes se concentram nas capitais da região.
Entre os estados integrantes da Região, o mais populoso é o Pará, com 7.581.051 habitantes, enquanto que Roraima possui somente 450.479 habitantes.
A exportação da borracha gera riquezas nunca antes vistas na região, o que permite construir as primeiras grandes obras, como o Teatro da Paz (Belém, 1878) e o Teatro Amazonas (Manaus, 1898). Estradas de ferro, como a Madeira-Mamoré, também são erguidas. O primeiro boom da borracha dura pouco.
Teve a missão de implantar a Zona Franca de Manaus e foi quem introduziu o sistema de reunião mensal do CONDEL. A SUDAM atuou principalmente na atração de investimentos para a Amazônia, por meio do Fundo de Investimento da Amazônia (Finam) e dos incentivos fiscais.
No processo de ocupação na Região Norte ocorreu de forma efetiva no decorrer do século XX, a partir da iniciativa governamental de povoamento que instituiu diversos projetos de desenvolvimento. Apesar desse processo, tem ocorrido sem nenhum tipo de planejamento, oque fez sair das mãos do poder politico e de órgãos de fiscalizações.
Mapa da região Norte. A história do Brasil mostra-nos que, no início da colonização portuguesa, as ocupações humanas estavam concentradas nas faixas litorâneas.
Região Norte. Dentre as regiões do Brasil, a Norte é a de maior extensão territorial. Diante disso, é também a com menor população por km². Assim, existem diversos “vazios” demográficos ao longo de toda região, especialmente na Amazônia. Esses espaços vazios se devem, em parte, pela presença de densas florestas e rios de amplas proporções.
Por vários séculos, a região Norte ficou “isolada” das demais regiões brasileiras, especialmente em relação às trocas de mercadorias. “Somente no século XIX começou a ocorrer uma pequena integração dessa região com o restante do território brasileiro.” (TAMDJIAN, 2012, p. 307)
Como usar ivermectina para sarna de cachorro?
Como saber se o cartão da Marisa foi aprovado?
O que causa tendinite pata de ganso?
O que fazer quando o canal lacrimal está entupido?
Como posso saber se meu cachorro está com dor?
Qual o ano do veículo que não paga IPVA?
Como saber onde meu cartão BB está?
O que é comunicação buço sinusal?
Onde fica o número de série de um HD Externo Seagate?
Qual o melhor retentor de válvula?
O que causa bactéria no intestino?
Qual o sintomas de infecção nos olhos?