“João foi preso por Herodes ao denunciar sua infidelidade. Pouco tempo depois, morreu de forma trágica, ao ter sua cabeça cortada e servida em uma bandeja a pedido de Salomé, filha do rei”, afirma Romão.
O historiador judeu Flávio Josefo também relata, em suas "Antiguidades Judaicas", que Herodes mandou matar João, afirmando que ele o fez "pois a grande influência que João tinha sobre o povo poderia colocar em suas [de João] mãos o poder e a vontade de levantar uma rebelião, (pois o povo parecia pronto para fazer o que ...
João Baptista pregara contra o casamento do Rei Herodes com Herodias. ... Após consultar a mãe, Salomé solicitou a cabeça de João. O Rei não queria matá-lo, mas como voltar atrás na promessa feita ante tantos convidados? Assim, João foi decapitado e sua cabeça entregue numa bandeja.
Machaerus, Jordânia
João Batista/Local de falecimento
Introdução. Após saber sobre a morte de João Batista, Jesus quis ficar só, mas foi seguido por uma multidão. Ele teve compaixão dessas pessoas e curou e alimentou milagrosamente mais de 5 mil delas. Naquela noite, Jesus andou sobre o mar até o barco onde os discípulos estavam.
No caso de João, não foi seu irmão quem profanou o lar do seu melhor amigo, mas o “rei” da Galileia que tomou a mulher de seu irmão Felipe e a desposou. Pois bem, João não sentiu vergonha ao fazê-lo ver o mal que estava fazendo ao roubar a esposa do seu irmão e que consequências isso teria.
Em uma de suas pregações, sempre enérgicas, João acusou Herodes por sua ligação espúria com a sua cunhada, Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, ambos seus meio-tios, o que levou o povo a acusá-los de incesto. Além disso, tecia severas críticas públicas ao governante corrupto.
Salomé, então, sob a influência de sua mãe, reivindicou "em um prato, a cabeça de João Batista". O tetrarca não se atreveu a recusar, para não ficar mal diante de seus convidados. Ele imediatamente enviou um guarda para decapitar João Batista em sua cela. E Salomé recebeu a cabeça, que deu à sua mãe.
Apesar do espanto, os dois apóstolos aceitam batizar a jovem. O mais surpreendente, porém, ocorre quando Salomé, profundamente doída, confessa aos dois que seu grande pecado foi ter matado Batista. Mesmo assim, vendo a comoção da jovem, eles aceitam batizá-la.
Biografia de João Batista João Batista (2 a.C.-27), ou São João, foi um pregador judeu, segundo os evangelhos, era primo de Jesus e foi o responsável por seu batismo.
João Batista morreu ainda jovem, mas cumpriu integralmente o papel para o qual foi escolhido por Deus. Ele verdadeiramente preparou o caminho para Cristo. Mateus escreve que Herodes Antipas parece ter ficado tão perturbado, que depois acabou pensando que Jesus Cristo fosse João Batista ressuscitado dos mortos (Mateus 14:2).
Decapitação de João Batista (alternativamente Decapitação de São João Batista ou Decapitação do Anunciador) é um dia santo observado por várias denominações cristãs. Este dia comemora o martírio de João Batista .
Logo após darem sepultura ao corpo sem cabeça de João Batista (a cabeça fora tirada no cárcere, colocada em um prato, entregue a uma jovem chamada Salomé e levada para Herodias, amante de Herodes), seus discípulos foram ao encontro de Jesus e lhe contaram tudo.
O que é ser professor para Freire?
O que pode substituir caracterizar?
Como é a classificação de documentos?
Como o cachorro pega o vírus da raiva?
Quem é o fabricante da cerveja Petra?
Quanto tempo dura um curso de mergulhador?
É normal ficar mais úmida antes da menstruação?
Como dar um susto no corpo para emagrecer?
Qual país colonizou o Brasil e trouxe em sua cultura a ginástica?
Como fazer a leitura do oxímetro de pulso?
O que acontece no Salto dos 3 meses?
O que fazer para coordenar uma equipe?
Como funciona o Tim pré 30 dias?
Quais os sinais de trombose na perna?