Aos 14 anos de idade, uma trupe de pintores e escultores italianos que atuavam na restauração de igrejas, passa pela região de Brodowski e recruta Portinari como ajudante. Seria o primeiro grande indício do talento do pintor brasileiro.
Candido Portinari (1903-1962) foi um pintor brasileiro, um dos principais nomes do Modernismo. Suas obras alcançaram fama internacional, entre elas, o painel Guerra e Paz, na sede da ONU em Nova Iorque, e a série Emigrantes, do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP).
19, começou a pintar suas obras mais famosas: os painéis "Guerra e Paz", finalizados em 1956, que hoje ficam no hall de entrada da Assembleia Geral da ONU. Portinari faleceu em fevereiro de 1962 em decorrência de uma intoxicação.
Desde pequeno, gostava de desenhar e pintar e na escola era muito solicitado para ilustrar os cadernos dos colegas. Com apenas 9 anos, seu talento foi demonstrado ao trabalhar como ajudante de um grupo de pintores italianos que decorava a igreja matriz.
Pintura
Candido Portinari/Conhecida por
Características principais de suas obras:
Suas pinturas costumam trazer temas que retratam as condições em que vivia o povo brasileiro na primeira metade do século XX. Portinari teve muito êxito ao destacar questões sociais, festas populares, o trabalho na roça, a infância, entre outros assuntos.
Esses murais apresentam um resumo da trajetória do artista, em termos de iconografia: neles estão presentes a mãe com o filho morto, os retirantes e os meninos de Brodósqui.
Portinari retorna, saudoso de sua pátria, em 1931. Põe em prática a decisão de retratar nas suas telas o Brasil – a história, o povo, a cultura, a flora, a fauna... Seus quadros, gravuras, murais revelam a alma brasileira.
Em sua trajetória como artista ganhou muitos prêmios em salões de artes e morou na França no ano de 1930 após ganhar o Prêmio de Viagem a Europa, lá aproveita para visitar inúmeros museus e estudar bastante. Portinari retorna da Europa, animado para pintar quadros exaltando a cultura brasileira, seu povo, sua natureza e sua história.
Confira alguns quadros do Portinari que mostram crianças brincando. Futebol (1935), Portinari. Meninos brincando (1955), Portinari. Meninos no balanço (1960), Portinari. Meninos pulando carniça (1957), Portinari. Roda infantil (1932), Portinari. Grupo de meninas brincando (1940), Portinari.
Foi produzida com a técnica de óleo sobre tela, possui dimensão de 1 cm e encontra-se no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Nessa obra, Portinari aborda o tema da migração nordestina, triste realidade de uma parte da população brasileira, que deixa seu lugar de origem em busca de melhores condições de vida em outras partes do país.
É bom trabalhar em cooperativa?
Quais as funções de um vendedor de loja?
Como montar um look com roupas que já tenho?
Como montar um look formal feminino?
Como fazer um mini gerador de energia elétrica?
Como fazer um firewall passo a passo?
Como montar um look de trabalho?
Como se vestir no estilo retrô?
O que vestir para um barzinho à noite?
Como Espatular um bolo semi naked?
O que precisa para abrir um drive thru?
Quanto tempo demora para nascer uma minhoca?
Quanto ganha um dono de boteco?