Após as vitórias contra Cartago nas Guerras Púnicas (264-146 a.C.), houve uma grande expansão romana na região do Mar Mediterrâneo e no continente europeu, fazendo com que Roma criasse o maior império que havia existido em toda a Antiguidade.
Mas, apesar de Roma não ser uma cidade litorânea o fato de haver conquistado toda a Península Itálica fez com que o mar Mediterrâneo adquirisse uma enorme importância para os romanos, pois este se tornou o eixo de integração de todas as regiões integrantes do Império Romano.
As Guerras Púnicas foram conflitos envolvendo Roma e Cartago pelo domínio do Mar Mediterrâneo. ... Os romanos derrotaram os cartaginenses no final da Terceira Guerra Púnica, destruíram a cidade cartaginense e conquistaram o norte africano, ampliando seus domínios sobre o Mar Mediterrâneo.
Os motivos de tais conflitos foram diferentes para as duas civilizações. Cartago lutou para manter seu controle comercial sobre o mar Mediterrâneo, enquanto Roma lutou para expandir seus domínios políticos e militares sobre os povos da Península Itálica e, depois, por todo o litoral do Mediterrâneo.
Resposta: Explicação: O Mediterrâneo (Mare Nostrum para os antigos romanos) proporcionava a conexão de Roma com as distantes regiões do império e com os principais centros econômicos, além de permitir a mobilização militar.
Foi graças ao domínio do Mediterrâneo que havia comida no Império Romano, uma economia desenvolvida e a "paz armada" dos exércitos.
Tem mais depois da publicidade ;) A fim de garantir a ordem dos domínios da cidade e de conquistar mais territórios, o exército romano tornava-se cada vez mais complexo e bem preparado. Em se tratando de expansão territorial, Roma só conseguiu expandir-se de fato após derrotar sua principal inimiga: Cartago.
As Guerras Púnicas envolveram Roma, que já dominava toda a Península Itálica, e a cidade de Cartago, cidade de origem fenícia no Norte da África, que controlava o comércio no Mediterrâneo ocidental. ... Os romanos venceram a Primeira Guerra Púnica (2 a.C.) e passaram a dominar a Sicília, a Sardenha e a Córsega.
Península Itálica fez com que o mar Mediterrâneo adquirisse uma enorme importância para os romanos, pois este se tornou o eixo de integração de todas as regiões integrantes do Império Romano. Palavras chaves: Roma; Mediterrâneo; Império.
A conquista do mar mediterrâneo se deu aos romanos a partir da vitória de Cartago durante as guerras Púnicas, o império tomou posse e assumiu o controle das principais rotas comerciais do mediterrâneo.
Na época, a área estava dividida entre vários povos, os quais os romanos foram vencendo e absorvendo à sua sociedade, com destaque para os sabinos, os etruscos e mesmo os gregos, firmemente estabelecidos em colônias no sul da península e na Sicília.
A fase inicial de conquistas do império romanoserá dentro da península itálica. Na época, a área estava dividida entre vários povos, os quais os romanos foram vencendo e absorvendo à sua sociedade, com destaque para os sabinos, os etruscos e mesmo os gregos, firmemente estabelecidos em colônias no sul da península e na Sicília.
Como o óvulo fecundado chega ao útero?
Como funciona o dia e noite no planeta Terra?
Como ocorre o controle de glicose na corrente sanguínea?
Quais são os fatores que podem promover o deslocamento de um equilíbrio químico?
Como ocorre o deslocamento dos pólipos?
Como instalar um ar condicionado em uma janela de vidro?
O que é absorção e reflexão da luz?
Como reduzir a resistência a mudanças na organização?
Quais as formas de transmissão dos parasitas?
Como faço para aceitar a morte de um ente querido?
Como ocorre o desenvolvimento embrionário dos animais ovovivíparos Cite exemplos?
O que acontece no efeito Bohr?
O que é a Lei da Gravitação Universal como ela explica o fenômeno das marés?
O que é o processo de calcinação?