A coroação de Napoleão como imperador aconteceu no dia 2 de dezembro de 1804, sendo um evento grandioso e realizado em um grande luxo. A cerimônia foi realizada na Catedral de Notre-Dame, localizada em Paris, e a escolha do local já demonstrava uma ruptura.
Em 1804, Napoleão Bonaparte recebeu o título de Imperador, mediante um plebiscito. Durante sua cerimônia de coroação, ele retirou do Papa a coroa e colocou‐a em sua cabeça com as próprias mãos. Esse gesto ousado representou: A - o rompimento entre a Igreja Católica Romana e o novo Estado Revolucionário Francês.
Jacques-Louis David A Coroação de Napoleão/Artistas
A coroação de Napoleão Bonaparte como imperador aconteceu em 2 de dezembro de 1804, na Catedral de Notre-Dame, em Paris. Com esse ato, Napoleão conseguiu centralizar mais o poder na sua figura e deu um passo significativo no seu projeto de perpetuação dos Bonaparte no poder francês.
Durante o longo processo da Revolução Francesa, em 1799, com um golpe militar, Napoleão Bonaparte tomou o poder na França. Logo em seguida foi instituído o Consulado e ele se tornou primeiro-cônsul. Em 1802, foi proclamado cônsul vitalício e, dois anos depois, ele se autoproclamou Imperador dos franceses.
A Batalha de Waterloo marcou a decadência definitiva de Napoleão Bonaparte, cujo fim teve como ponto de partida o ano de 1812. Até então, Napoleão Bonaparte gozava do auge do seu poder e expandia seus domínios pela Europa Continental, enquanto procurava sabotar os ingleses por meio do Bloqueio Continental.
A coroação de Napoleão Bonaparte foi um dos eventos mais interessantes de toda a Era Napoleônica (1799-1815), pois nele o recém-intitulado imperador francês reatava os laços políticos e diplomáticos com a Igreja Católica, após a ruptura ocorrida com a Revolução Francesa, entre 17.
O Império Napoleônico começou em e terminou em 14 abril de 1814. Esta forma de governo foi instituída após a nomeação de Napoleão Bonaparte como Imperador dos Franceses. ... Entre as realizações do Primeiro Império Francês está a expansão do território e das ideias liberais.
O consulado foi um regime político que governou a França desde a queda do Diretório, com o golpe de 18 de Brumário (10 de novembro de 1799), até 18 de maio de 1804, quando se inicia a primeira fase do Império Napoleônico.
A coroação de Napoleão Bonaparte aconteceu no dia 2 de dezembro de 1804, na Catedral Notre-Dame. Uma vez obtido resultado favorável no plebiscito, Napoleão tratou de organizar sua cerimônia de coroação, que, naturalmente, ficou marcada por luxo e grandiosidade, formas de o líder demonstrar seu poderio.
Napoleão procurou se espelhar em símbolos do passado, como os carolíngios. A ascensão de Napoleão Bonaparte deu início a um período de 15 anos que é conhecido como período napoleônico.
Napoleão havia convidado para a cerimônia o papa Pio VII, como indicação da reaproximação da França com a Igreja Católica. A saída de Pio VII de Roma a Paris já era um grande feito diplomático de Bonaparte.
Outra característica da cerimônia que pretendia colocar Napoleão Bonaparte como uma grande figura da História mundial foi a adoção da estética neoclássica, inspirada no estilo greco-romano, na decoração da catedral de Notre-Dame. Com essa medida, Bonaparte pretendia se igualar aos grandes imperadores de Roma.