Quais são as Classes de Incêndio dos ExtintoresClasse A – Aparas de papel e madeira.Classe B – Líquidos inflamáveis.Classe C – Equipamentos elétricos.Classe D – Metais combustíveis.Classe K – Óleos e gorduras.
Quais são os principais tipos de extintores?Extintor de Água Pressurizada. ... Extintor de Bicarbonato de Sódio (BC): um dos tipos de extintores que você precisa conhecer. ... Extintor de Espuma Mecânica. ... Extintor de Fosfato Monoamônico (ABC) ... Extintor de Dióxido de Carbono (CO2) ... Extintor de Halon. ... Extintor de NAF.
- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B. - Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento.
Tipos de extintores e sua classificação. Confira aqui tudo sobre extintores de incêndio, Classe A, Classe B, Classe C e Classe D. Existem diferentes tipos de extintores para cada tipo de incêndio. Um incêndio pode ser causado por vários materiais diferentes e cada agente é responsável pelo combate de cada um.
Cada agente é indicado para um tipo de incêndio, separados em classes, conforme abaixo:Classe A: incêndios ocorridos em materiais fibrosos ou combustíveis sólidos. ... Classe B: incêndios ocorridos em combustíveis líquidos ou gases combustíveis. ... Classe C: incêndios ocorridos em materiais energizados.
41 curiosidades que você vai gostar
A principal diferença do extintor BC para o ABC está em sua composição. O BC usa bicarbonato de sódio como principal agente, enquanto os extintores ABC usam monofosfato de amônio e seus derivados.
Extintor com carga de dióxido de carbono (CO2)
Extintores à base de dióxido de carbono são recomendados para combater incêndios de classe C. Além disso, é possível utilizá-lo para combater incêndios do tipo K também.
O extintor ABC tem como agente extintor o fosfato monoamônico, também conhecido como extintor de pó químico ABC. Por isso, ele é o mais indicado para combater incêndios em ambientes industriais e comerciais, veículos e residências.
Classe B. São os incêndios em líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se liquefazem. Por exemplo, gasolina, óleo, querosene, parafina, tintas e graxas. Para lidar com esta classe de incêndio, não se pode usar água, mas extintores de pó químico e gás carbônico.
Cód.: REVD00168a. Extintor de incêndio portátil novo com carga de pó químico para combate em princípio de incêndio CLASSE D (metais pirofóricos como Sódio, Magnésio, Bário, Cálcio, Potássio, Alumínio, Zinco, Titânio e Zircônio), exceto LÍTIO.
evita que haja desgaste nos materiais que foram acometidos pelo incêndio, pois o agente extintor possui um teor alcalino, ou seja, pH alto; tem uma fácil e rápida remoção e limpeza; permite que o fogo seja melhor combatido devido a uma maior visibilidade que proporciona.
Eles podem ter bicos de spray ou jato e geralmente são capazes de apagar o fogo completamente. Uma desvantagem é que eles não podem ser usados para queimar gordura ou óleo (Classe F), queimar metais (Classe D), queimar líquidos (Classe B) ou queimar aparelhos elétricos.
Existem diversos tipos de extintores para empresas e os mais utilizados são a base de pó químico seco (PQS), gás carbônico (CO2) e água pressurizada.
A unidade extintora portátil para combate à incêndio CLASSE K, é utilizada em cozinhas industriais, restaurantes ou outros ambientes onde o preparo de alimentos utilize óleos e gorduras inflamáveis. Fabricada em aço inox com capacidade de 6 litros, atende a norma NFPA-10.
Extintor Classe B: líquidos e gases inflamáveis
Recomenda-se a utilização de extintores com pó químico seco BC ou ABC, bem como os com base de gás carbônico (CO2).
A espuma de combate a incêndio é ideal para incêndios classe B (líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis), já que age primariamente por abafamento e depois por resfriamento. Além disso, ela dificulta a re-ignição. Também é eficiente para incêndios classe A.
Os extintores pó ABC 4 Kg 2 A / 20 BC são são equipamentos eficientes no combate a princípios de incêndio de classes A (Papel, madeira e etc), B (Gasolina e outros líquidos inflamáveis), C (Equipamentos Elétricos) sendo um dos mais eficientes no combate às chamas, visto que combate os três tipos de queima.
A principal diferença entre esses tipos de extintores está na composição do pó químico que é utilizado para extinguir o incêndio.
Pó Químico BC
É o mais comum dos pós utilizados em extintores. O químico utilizado é o Bicarbonato de Sódio, que possui uma coloração branca. Pode ser utilizado nas classes de incêndio B e C.
O extintor pqs bc é fabricado para combater incêndios de classe B, que são os causados por líquidos inflamáveis e também para a classe C, que são originados por materiais elétricos sob carga.
Qual extintor é mais caro o BC ou o ABC? Sem dúvidas devida a sua maior abrangência em relação a sua classe de fogo o extintor ABC é mais caro.
Em um escritório, por exemplo, onde há a presença de bastante papel, madeira dos móveis e equipamentos elétricos como computadores, impressoras e máquinas de xerox os tipos de fogo, em um eventual incêndio, seriam os de classe A e C.
– Extintor para Cozinhas Comerciais e Industriais: este é o extintor classe K, feito com uma solução de acetato de potássio diluída em água.
Quando um incêndio é iniciado a partir de substâncias como óleos de cozinha comerciais as chamas são classificadas como Classe K.
Qual a importância das cotas raciais para um país como o Brasil?
Pode colocar óleo de alecrim no shampoo?
Qual a responsabilidade dos sócios na sociedade limitada?
Quem tem hérnia no umbigo pode fazer abdominal?
Qual a renda familiar de quem mora sozinho?
Como se chama meia até o joelho?
O que é empirismo e quais são suas principais características?
Pode dormir com o aquecedor ligado?
O que se trata dado pessoal no artigo 5 da LGPD?
Como escrever que estou à procura de emprego?
Para que serve o meloxivet 2 mg?
Qual tecla apaga no computador?
O que pode causar o excesso de vitamina d3?
O que fazer com crianças no porto?