A conquista de Ceuta Em julho de 1415, fortalecido pela ampla aprovação dos portugueses, D. João I enviou uma expedição para tomada da região. Com mais de 200 navios e 20 mil soldados, conseguem desembarcar e cercar a cidade somente um mês depois da saída de Lisboa.
A Conquista de Ceuta foi uma tentativa da Coroa Portuguesa de tirar o Estado da crise econômica. Ela se deu em 1415, marcando o início da expansão ultramarina. Pela cidade de Ceuta passavam grandes caravanas africanas, posto que ali era um entroncamento comercial. ... Isso frustrou a Burguesia e os nobres portugueses.
A Conquista de Ceuta, cidade islâmica no Norte de África, por tropas portuguesas sob o comando de João I de Portugal, deu-se a 21 de Agosto de 1415.
21 de agosto de 1415 – 22 de agosto de 1415
Conquista de Ceuta/Períodos
A conquista da pequena ilha de Ceuta foi fundamental para estabelecer um porto intermediário sob o domínio português, de modo que os portugueses estabeleceram um domínio maior do Atlântico.
Após a deflagração da Revolução de Avis, Portugal passou por um processo de mudanças onde a nacionalização dos impostos, leis e exércitos favoreceram a ascendência das atividades comerciais de sua burguesia mercantil. ...
O primeiro lugar que os portugueses chegam no continente africano foi em Ceuta, no Norte, em 1415. Em princípio estabeleceram comércio com os povos da região. Os interesses portugueses nesse momento eram principalmente encontrar uma nova rota para as Índias e produtos rentáveis para o mercado europeu.
Na África e na Ásia eram encontrados especiarias, como cravo e canela, em abundância. Esses produtos eram muito caros na Europa. Com isso os portugueses visavam comercializar com esses continentes. Além disso, a África era fornecedora de escravos que eram usados como mão de obra, principalmente nas colônias.
Com 18 quilômetros quadrados, Ceuta desemboca no Estreito do Gibraltar. Melilla, com 200 quilômetros quadrados, fica a leste da costa mediterrânea do Marrocos. Os enclaves foram conquistados pelos reis católicos espanhóis a partir do fim do século XV.
A conquista de Ceuta em 1415 é geralmente referida como o início dos "descobrimentos Portugueses".
As causas e origens da conquista de Ceuta não são hoje suficientemente claras: uma das razões, a Causa Bélica, teria sido a oportunidade dos infantes ( D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique) serem armados cavaleiros por um feito de guerra.
Vários motivos foram considerados para a escolha de Ceuta. Inclusive chegou a se cogitar a conquista do Emirado de Granada. A garantia do apoio da Coroa de Castilha contribuiu para que Ceuta fosse escolhida. Além disso:
Geoeconómicas: a posição geográfica de Ceuta permitiria controlar a entrada e saída dos navios vindos do Atlântico para o Mediterrâneo e vice-versa através do estreito de Gibraltar, de modo que a costa do Algarve parasse de ser atacada por piratas oriundos ou baseados na cidade muçulmana.
A posição estratégica de Ceuta, muito próxima à Gibraltar muçulmana e à Algeciras castelhana, permitiria igualmente a Portugal exercer certo controlo sobre o estreito.
Quanto um Recenseador do IBGE ganha?
Como se tornar um homem estiloso?
Como ser uma boa líder de criança?
Quanto ganha um higienista dental nos EUA?
Como liderar um grupo da escola?
Como revender produtos da Adidas?
Como ser um revendedor de fraldas Pampers?
É possível recuperar mensagens apagadas do Instagram?
Como recuperar HD que não é reconhecido?
Como saber se a Zaxy e original?
Como cortar uma imagem e colar?
Como recrutar Sims no The Sims 4?
Como recuperar ponta da Brush Pen?
Como fazer o cadastro para comprar Xarelto mais barato?