No tocante à forma, o gênero lírico é basicamente composto por poesia (texto em verso), em detrimento dos outros gêneros que são encontrados mais na prosa. Já no conteúdo, o gênero lírico utiliza do lirismo para desenvolver temas mais subjetivos relacionados ao amor e a natureza.
Dessa forma, o gênero lírico é um tipo de texto que expressa sentimentos e emoções de alguém. É uma internalização de um mundo interior. Por meio do lirismo, textos desse gênero costumam fazer uso da função poética da linguagem.
Não pare agora... A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. ... Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.
b) As mais conhecidas estruturas formais do gênero lírico são a elegia, o soneto, o hino, a sátira, o idílio, a écloga e o epitalâmio.
Eu lírico é o nome que se dá à voz poética, ou seja, a voz que expressa emoções, sentimentos, pensamentos e/ou opiniões em uma poesia. Dessa maneira, o eu lírico, presente em todo texto poético, é uma criação do poeta.
Os gêneros literários podem ser classificados em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. ... Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático.
Gênero lírico: inclui os textos poéticos de caráter sentimental revelando as emoções do poeta, por exemplo, os sonetos. Gênero narrativo (anteriormente chamado de épico): narra uma história com personagens, situados em um tempo e um espaço, por exemplo, um romance.
Gênero épico (palavra narrada) A epopeia geralmente é estruturada na forma de poemas, nos quais um ou mais heróis sempre terminam como vencedores depois de passarem por diversas aventuras espetaculares e desafios. Exemplos de obras do gênero épico: Ilíada (Homero); Odisseia (Homero);
As principais características do gênero épico são a presença de narrador, personagem heroico, enredo, tempo e espaço. Além disso, o poema épico apresenta proposição (ou prólogo), invocação, dedicatória, narração das aventuras do herói e conclusão (ou epílogo).
Prosa é o texto no estilo natural, sem a sujeição à rima, ritmo, parágrafos, estrutura métrica, aliterações ou número de sílabas. A principal diferença entre a poesia é a musicalidade. ... Também são exemplos o texto jornalístico e técnico.
O gênero lírico originou-se na Grécia Antiga, época em que a manifestação poética era apresentada ao publico oralmente, em forma de canto, o qual era acompanhado por um instrumento musical chamado lira.
Classificam-se como rimas interpoladas (ABBA), alternadas (ABAB) e emparelhadas (AABB) as que são compostas no final dos versos. No gênero lírico, normalmente é utilizada a linguagem conotativa, ou seja, quando as palavras empregadas estão em seu sentido figurado, em seu sentido poético.
Por meio do lirismo, textos desse gênero costumam fazer uso da função poética da linguagem. Além disso, são textos marcados pelo uso da primeira pessoa, linguagem conotativa das palavras, assim como figuras de linguagem. Isto porque, gênero lírico foca na subjetividade da voz poética.
Para ele, a divisão dos gêneros deve ser feita pela constatação do conteúdo e da função global deste conteúdo na obra literária. Ou seja, o gênero deve assim ser considerado se a forma estiver em consonância com o conteúdo e como este conteúdo é comunicado ao leitor.
Quantos dias tem em um trimestre?
São exemplos de danças ou folguedos de Pernambuco?
Como eu faço para configura o meu celular em 4G?
Onde apertar na mão para dor de cabeça?
Quem pode pagar 5% sobre o mínimo facultativo baixa renda?
Como saber se o violino e 4 4?
Como funciona o número provisório?
Quais são os tipos de sistemas construtivos?
Quais os cuidados de enfermagem Pós-operatório?
Qual é o gosto da fruta durian?
Para que serve fita crepe para bebê?
Qual a diferença do esporte adaptado futebol 5 para o futebol 7?