No segundo período, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como presidente da república, por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se suicidou. ... As pessoas próximas o tratavam por "Doutor Getúlio", e as pessoas do povo se referiam a ele como "Getúlio".
31 de janeiro de 1951 – 24 de agosto de 1954
20 de julho de 1934 – 29 de outubro de 1945
Getúlio Vargas/Mandatos presidenciais
Posteriormente, Vargas ainda voltaria à Presidência da República, eleito por voto direto, e governaria o Brasil por três anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se suicidou, com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal.
Era Vargas: Governo Provisório (1930-1934) Getúlio Vargas tornou-se presidente do Brasil após a Revolução de 1930 destituir Washington Luís, iniciando-se, assim, um período de quinze anos conhecido como Era Vargas.
Segundo governo de Vargas ficou conhecido como governo democrático, iniciou-se em 1951 e ficou marcado pela crise política que levou ao suicídio do presidente, em 1954. ... Esse segundo governo ficou marcado por uma grande tensão política e social e também por um fim trágico: o suicídio do presidente, em 1954.
Suicídio Getúlio Vargas/Causa do falecimento
Político
Advogado
Getúlio Vargas/Profissões
Getúlio Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945, por um movimento militar liderado por generais que compunham seu próprio ministério e que pôs fim ao Estado Novo. ... O estopim para a ação militar foi a nomeação de um irmão de Getúlio, Benjamim Vargas para chefe da polícia do Rio de Janeiro.
Após a Intentona Comunista, Getúlio Vargas ampliou as medidas centralizadoras e autoritárias, o que resultou no Estado Novo. Essa fase constitucional da Era Vargas estendeu-se até novembro de 1937, quando Getúlio Vargas realizou um autogolpe, cancelou a eleição de 1938 e instalou um regime ditatorial no país.
Esse governo foi marcado por diversos episódios, o mais famoso, o do controverso suicídio de Getúlio em 24 de agosto de 1954. Onde, em sua carta, diz, entre outras coisas, que sai da vida para entrar para a História (frase que aparece apenas na versão datilografada).
1954 - Suicídio de Getúlio Vargas . Em 1951, Getúlio Vargas retornou a presidência da República, dessa vez por meio do voto popular. Vargas se candidatou pelo PTB e recebeu apoio do Partido Social Progressista (PSP), vencendo o pleito de 1950 com 48,7% dos votos.
Esse segundo governo de Vargas, conhecido como governo democrático, foi marcado por anos de crise política, pois a oposição, insatisfeita com o projeto de desenvolvimento nacionalista de Vargas, procurou desestabilizar o governo a todo custo.
Quando assumiu a presidência da República, Vargas se deparou com um operariado que rapidamente se reorganizava e buscava definir seus interesses e agir autonomamente.
Quais são os órgãos que fazem parte do sistema nervoso?
Quais são os alimentos mais calóricos que você consome?
O que é o princípio da transparência?
Quais são os tipos de adaptações do futebol que você conhece?
Quais impostos uma pessoa jurídica paga?
Quais são os sinais de um fígado intoxicado?
Para quem o Delegado envia o inquérito policial?
O que pode substituir o sal para hipertensos?
Onde nasceu a Nossa Senhora Aparecida?
Como calcular o peso de uma chapa de aço inox?
Quando o nosso corpo está com a temperatura de 34 graus o que significa?
Quando o presidente vai assinar a nova margem?
Qual o valor do saco de cimento hoje?
Como é feito o exame de Vídeoendoscopia da deglutição?
Qual a qualidade do cimento Liz?
O que aconteceu com a maioria dos marinheiros que participaram da Revolta da Chibata?