Na metodologia ativa, o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. O objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.
Portanto, as metodologias ativas surgem como uma alternativa para proporcionar aos estudantes meios para que eles consigam guiar o seu desenvolvimento educacional, fugindo do modelo de ensino em que o professor detinha todo o conhecimento dentro da sala de aula.
No nosso artigo anterior já falamos bastante sobre metodologias ativas. Vamos agora detalhar mais os processos dessas metodologias e como podemos aplicá-las na educação EAD. Para utilização dessa metodologia é importante que professores e estudantes estejam alinhados e compreendam como se dá esse método de ensino.
E é nesse viés que as metodologias ativas têm ganhado espaço na educação brasileira. Elas vêm para transformar os estudantes de meramente passivos e ouvintes para ativos e produtores de conhecimento.
Estudos recentes sobre modelos de aprendizagem ativa investigam quais são as condições que levam a diálogos significativos na sala de aula. Perguntas realizadas pelos próprios estudantes ou questões levantadas pelos professores a partir de dúvidas ou ideias geradas pelos alunos têm potencial para elevar o aprendizado.
Como tirar a biometria do celular Samsung?
Como tirar uma certidão negativa do INSS?
Como limpar todo o cachê Windows 10?
Como tirar o ácido da casca de laranja?
É possível ver o tamanho de uma pasta via cmd?
Como limpar o Calcario da cafeteira elétrica?
Como vincular Prime com Twitch?
Como limpar rodapé de polipropileno?
Como tirar encardido da piscina?
Como limpar o pincel usado em cozinha?
Como lavar a bandeja da airfryer?
Como retirar as folhas de verduras?
Como limpar tapete que fica embaixo da cama?
Como manter a cor da tatuagem sempre viva?
Como gerar lista de programas instalados no PC?