Como fica o agravo retido no novo CPC?

Pergunta de Duarte Luís Nogueira em 02-06-2022
(44 votos)


Como fica o agravo retido no novo CPC?

O Agravo Retido foi uma das modalidades de recurso de agravo no Direito Processual Civil Brasileiro, interponível contra decisões interlocutórias (aquelas proferidas pelo juiz durante o curso do processo). ... O novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015, em vigor desde março/2016), extinguiu o agravo retido.

Quando cabe agravo retido no processo civil?

agravo retido é o recurso interposto contra a decisão interlocutória de primeira instância, cujo exame não será feito de imediato, mas relegado a uma fase posterior, quando da remessa dos autos à instância superior, para o exame de recurso de apelação, interposto por qualquer das partes.

Qual o prazo para interposição de agravo retido?

"Art. 522 - Das decisões interlocutórias caberá agravo, no prazo de 10 (dez) dias, retido nos autos ou por instrumento. Parágrafo único - O agravo retido independe de preparo.



Quando cabe agravo de instrumento e agravo retido?

Enquanto o agravo retido é a regra do sistema, o agravo de instrumento é a exceção. O agravo tem cabimento contra decisão interlocutória de 1º grau. ... A decisão que resolver a impugnação é recorrível mediante agravo de instrumento, salvo quando importar extinção da execução, caso em que caberá apelação.

Como funcionava o instituto do agravo retido na égide do CPC de 73?

De outro modo, o agravo retido previsto no CPC/1973 possibilitava a interposição imediata de impugnação, podendo ocorrer, inclusive, o juízo de retratação pelo emissor da decisão. A possibilidade de retratação era expressa no art.

Quanto ao agravo retido aponte a afirmativa correta?

A respeito do recurso de agravo, assinale a afirmativa correta. ... Interposto o agravo retido para impugnação de decisão interlocutória proferida pelo Juiz, só irá o Tribunal reanalisar a questão por ocasião da interposição de apelação, ainda que nesta não seja requerida expressamente a apreciação de tal recurso.



O que é agravo de instrumento no novo CPC?

O agravo de instrumento é um recurso que tem como objetivo evitar que danos graves e irreversíveis sejam causados a uma das partes a partir de uma decisão interlocutória.

Como se faz um agravo retido em audiência?

“Na audiência de instrução e julgamento, exige-se que o agravo seja retido, interposto imediatamente e de forma oral, pois esta deve ser realizada de forma sequenciada, a fim de encerrar a instrução e permitir que o processo seja apto a receber sentença”, explicou.

Qual recurso depois do agravo de instrumento?

Qual o recurso cabível contra agravo de instrumento? Em 1993, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que o recurso cabível contra acórdão decisivo acerca de recurso de agravo de instrumento é o recurso especial.



Quando cabe agravo de instrumento no processo do trabalho?

Já o agravo de instrumento trabalhista é cabível contra decisão que denega seguimento ao recurso de um grau para outro de jurisdição, ou seja, tem a função de destrancar o recurso que ainda não subiu para análise do órgão superior.



Outras questões

Onde guardar o baralho cigano?

Como funciona o chuveiro Acqua duo?

Como tirar sujeira de construção do piso?

Qual banco aceita depósito em dólar?

Como usar produtos clareadores?

Como tirar manchas de comida de roupas de bebê?

Como filmar a tela do PC Windows 7?

Como tirar manchas de comida da roupa branca?

Para que serve Elif?

Como clarear manchas de hiperpigmentação?

Onde guardar aparelho de jantar?

Como usar comando Polyline?

Como tirar manchas de mofo do plástico?

Onde guardar o botijão de gás?

Quais os efeitos colaterais do dente de leão?

Onde guardar um carro?

Como recuperar arquivo não salvo no Visio?

Como usar o teclado do celular na Smart TV LG?

Quanto tempo o kombucha pode ficar na geladeira?

Como recuperar uma pasta excluída da Lixeira?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com