4.03 ACONDICIONAMENTO – é a colocação dos resíduos sólidos no interior de recipientes apropriados, revestidos, que garantam sua estanqueidade, em regulares condições de higiene, visando a sua posterior estocagem ou coleta.
O acondicionamento deve ser feito de forma cuidadosa. Observando sempre a classificação do resíduo atribuída pela NBR ABNT 10.004. A adoção de boas práticas tanto na coleta, quanto no acondicionamento e no transporte é o primeiro passo para evitar sanções.
Os resíduos químicos segregados deverão ser acondicionados em recipientes fisicamente resistentes e quimicamente compatíveis com os resíduos. Estes recipientes deverão ser apropriadamente rotulados e tampados e deverão, ainda, ser armazenados sobre bandejas de contenção para prevenir possíveis acidentes.
A importância do acondicionamento adequado consiste em otimizar a operação, prevenir acidentes, minimizar o impacto visual e olfativo, além de reduzir a heterogeneidade dos resíduos e, por fim, facilitar a realização da coleta.
Basicamente, a unidade de acondicionamento é a proteção do documento contra a ação de agentes externos que podem causar danos e o armazenamento consiste em colocar os documentos nos seus devidos lugares, nas condições ideais.
35 curiosidades que você vai gostar
Este é um processo que tem por objetivo preparar a mercadoria para a estocagem, armazenagem e transporte, levando em conta suas características, formas de envio e embalagens mais apropriadas. Tudo isto é analisado para assegurar que a mercadoria chegue às mãos do cliente sem quaisquer danos.
O propósito do acondicionamento é o de guardar, proteger e facilitar o manuseio do material que compõe um acervo ou uma reserva técnica.
Em geral, as embalagens protegem os documentos contra a poeira e danos acidentais, minimizam as variações externas de temperatura e umidade relativa e reduzem os riscos de danos por água e fogo em casos de desastres.
• ACONDICIONAMENTO OU REACONDICIONAMENTO
Operação que importe alterar a apresentação do produto, pela colocação de embalagem, ainda que em substituição da original, salvo quando a embalagem colocada se destine apenas ao transporte da mercadoria.
O armazenamento correto de materiais de limpeza é fundamental para manter a organização do ambiente e evitar possíveis acidentes, pois tais produtos apresentam substâncias tóxicas nocivas à saúde humana se entrarem em contato com a pele ou olhos.
Os resíduos químicos laboratoriais segregados deverão ser acondicionados em recipientes resistentes e quimicamente compatíveis com os resíduos. Todos os recipientes deverão ser rotulados e tampados. Os rótulos devem conter a inscrição “RESÍDUO PERIGOSO” ou “RESÍDUO QUÍMICO”, o nome do resíduo químico.
Resíduos químicos líquidos devem passar por tratamento de efluentes. Já entre os exemplos de resíduos químicos líquidos estão produtos de limpeza, remédios descartados por serviços de saúde, resíduos com materiais de laboratórios, bem como efluentes de processadores de imagens ou de equipamentos automatizados.
O descarte de resíduos químicos deve ocorrer mediante a classificação do produto químico a ser descartado. Por exemplo, líquidos perigosos devem ser descartados em sua embalagem original, ou então em galões de plástico rígido e resistente, devendo sua tampa estar totalmente vedada.
Segundo a norma, tais resíduos devem estar armazenados em local apropriado, com a devida identificação, constando em local visível a sua classificação. O local de armazenamento deve considerar a minimização dos riscos de contaminação, além de passarem pela aprovação do órgão estadual de controle ambiental.
Lixo: como armazenar e manusear para evitar a atração de pragaTenha lixeiras adequadas: ... Remova o lixo de cozinhas e banheiros diariamente: ... Higienize as lixeiras: ... Embale o lixo corretamente: ... Coloque o lixo em local próprio e que esteja sempre limpo e arejado: ... Recicle: ... Atente-se aos dias e horários da coleta de lixo:
O armazenamento de resíduos perigosos deve ser feito de modo a não alterar a quantidade/qualidade do resíduo. O acondicionamento de resíduos perigosos, como forma temporária de espera para reciclagem, recuperação, tra- tamento e/ou disposição final, pode ser realizado em contêineres, tambores, tanques e/ou a granel.
A operação industrial de "Acondicionamento" ou "Reacondicionamento" visa alterar a apresentação, e tem propósito promocional, mas sempre em relação ao produto que é Acondicionado ou Reacondicionado, ou seja, ao conteúdo da nova embalagem.
Beneficiamento é a operação que modifica, aperfeiçoa ou, de qualquer forma, altera o funcionamento, a utilização, o acabamento ou a aparência do produto. ... O beneficiamento não acarreta nova classificação fiscal para o produto. Exemplo: abacaxi em estado natural é descascado, fatiado e embalado.
EMBALAGEM DE COMERCIALIZAÇÃO (TRADE PACKAGE)
Embalagem que contém um múltiplo da embalagem de apresentação, constitui a unidade para atender ao pedido e, por sua vez, é um sub-múltiplo da embalagem de movimentação.
A falta de quaisquer documentos exigidos por uma eventual fiscalização poderá acarretar a lavratura de auto de infração com a consequente imposição de multa. Independentemente da forma escolhida, seja o arquivo em papel ou digital, os documentos precisam ser guardados e principalmente, conservados.
Como preservar documentos em papelLocal de armazenamento. A escolha do local para armazenar documentos é um dos pontos mais importantes. ... Embalagens e pastas. Não deixe os papéis soltos e evite o uso clips e grampos para anexar folhas, que podem enferrujar e deixar manchas nos documentos. ... Limpeza.
O local de guarda dos documentos deve ser muito limpo.
...
Noções de Preservaçãoumidade e temperatura;radiações luminosas;poeira e poluição atmosférica;ataques biológicos (insetos e microorganismos);catástrofes (enchentes, incêndios);manuseio e acondicionamento inadequados.
Silking é o método de combate a insetos mais recomendado para a conservação e a preservação de documentos.
A técnica de silking é a mesma técnica de tecido vista anteriormente, só que com material de alta durabilidade e melhor qualidade. Traz como vantagem não prejudicar a legibilidade e a flexibilidade, mas a desvantagem é que utiliza um material mais caro, além de ser uma técnica de difícil execução.
Os mesmos podem ser divididos em quatro períodos de armazenamento diferentes, que variam de acordo com a importância de cada um. Hoje em dia, no Brasil, é necessário guardar documentos referentes aos trabalhadores por até 30 anos. Entretanto, existem outros de períodos mais curtos, como dois ou cinco anos.
O que a Bíblia diz sobre os pardais?
Quantos tipos de veneno tem no cigarro?
Quais as paroxítonas que são acentuadas?
O que significa número de ONU?
O que é mais inflamável gasolina ou querosene?
Por que a Sakura tem o Byakugou?
Quantos números dois têm entre 100 é 200?
Qual o nome de todos os planetas?
Qual letra representa os números reais?
Pode lavar o rosto com sabonete neutro?
O que são atos processuais perfeitos meramente irregulares nulos e inexistentes?
O que é um trabalho itinerante?
Qual é o objetivo da dialética platônica?
É possível alguém morrer de cócegas?
O que quer dizer a palavra Muay Thai?
Como funciona o pagamento de honorários advocatícios?