Estudos demonstram que, mesmo após um ano de vida do bebê, 100 ml de leite materno permanecem com mais calorias nutritivas do que o leite de vaca, mesmo não sendo mais o principal alimento da criança. É importante lembrar que o leite materno é produzido para a necessidade de cada bebê.
Temos um período de até 6 meses para fazer a adaptação total, pois a partir de um ano o leite materno passa a ser complementar a alimentação, que por sua vez é agora a principal fonte de nutrientes e responsável pelo ganho de peso.
O leite materno proporciona a nutrição necessária para o bebê se desenvolver, crescer e fortalecer seu sistema imunológico. Ele é extremamente importante até os 6 meses de vida, e continua desempenhando um papel relevante para crianças que mamam até os 2 anos ou mais.
"Também é uma forma importante de dar apoio emocional quando se sentem abalados ou debilitados." Aos oito meses, pode estar a amamentar o seu bebé quatro vezes por dia, mas depois de ter um ano, pode estar a amamentar apenas duas vezes por dia.
Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.
16 curiosidades que você vai gostar
Se você desconfiar que o bebê não está recebendo leite suficiente, procure um consultor em aleitamento ou especialista em amamentação. O profissional irá avaliar se você tem baixa produção de leite e observar uma mamada, para verificar se o bebê pega bem a mama e ingere leite suficiente.
Apesar de não haver uma idade limite, especialistas são unânimes em afirmar que o ideal é retirar a mamadeira até os 2 anos, pois nesse momento a criança já tem coordenação suficiente para usar os chamados copos de transição.
O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir. É importante destacar que as mamadas ocorram, pelo menos, de 8 a 12 vezes durante as 24 horas do dia.
“Não é preciso acordar o bebê para dar mama. Se ele está dormindo, deixe-o dormir”, diz a médica. Mas a pediatra ressalta que algumas situações existem, sim, a necessidade de acordar a criança para realizar a amamentação, como nenéns prematuros, com baixo peso e com diagnósticos de hipoglicemia.
Como se chama assinatura eletrônica?
Qual a doença que provoca dores nas articulações e sangramento no nariz e nas gengivas?
Qual é o nome da apresentadora do Jornal Nacional?
Porque tem gente que gosta de ficar sozinha?
Como mudar o nome do personagem do GTA online?
Quem é atriz de Nasce Uma Estrela?
Como aumentar o alcance de uma rede Wi-fi?
Por que não consigo confiar em minha namorada?
Como fazer uma represa em uma nascente?
Quem faz o contrato de aluguel?
Tem como deixar o cabelo cacheado ondulado?
Como fazer automassagem na panturrilha?
Como mudar os botões virtuais?
O que é cyberbullying e como podemos evitar?
Como trocar a água do bambu da sorte?