Estilo 1 - A Sextilha Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos). Distribuição de Rimas: X A X A X A – (Os versos 1, 3 e 5 não precisam rimar. Os versos 2, 4 e 6 rimam entre si).
Ao levar os princípios da Literatura de Cordel para dentro da sala de aula, qualquer conteúdo poderá ser assimilado e descrito em versos pelos próprios alunos. O ritmo cadenciado, as métricas e as rimas do texto não apenas instigam a capacidade de criação como favorecem e memorização.
Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados.
Passos para a implementação
A literatura de cordel ou cordel é um gênero textual literário, que apresenta rimas e narrativas de histórias da tradição oral do nordeste brasileiro, grande parte, possui xilogravuras e tem finalidade comercial.
Seu nome está relacionado à forma como eram comercializados em Portugal. Os folhetos eram pendurados em cordões denominados cordéis. Estes textos apresentam uma estrutura em versos e podem contar fatos do cotidiano, lendas, episódios religiosos, fatos históricos e muitos outros assuntos.
e) Sextilha: é a estrofe que possui seis versos. Nesse tipo de estrofe, o arranjo rítmico dos versos pode ser muito variado.
Palavras que rimam com Sextilha:
Quadra ou redondilha maior – estrofe de quatro versos e sete sílabas; Sextilha – estrofe de seis versos; ... Oitava ou oito pés de quadrão – estrofe de oito versos e sete sílabas; Décima – estrofe de dez versos com sete sílabas.
A obra literária que conta histórias através de rimas Os poemas de cordel são escritos em forma de rima acompanhados de algumas ilustrações. ... O nome de cordel é original de Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes.
Mas podem ter muito mais. Tem cordéis que contam com mais de 40 estrofes. Mas, se tiver menos de 12 estrofes não pode ser chamado de cordel. É um poema em estilo de cordel. A literatura de cordel é praticada sob diversas formas. Os versos em geral, são reunidos em sextilhas (estrofes de seis versos).
Os principais temas retratados pelos repentistas e presente nos folhetos de cordel são: Todos esses temas são retratados seguindo uma métrica e rimas. A linguagem coloquial, o humor, a ironia e o sarcasmo também são bem marcantes nesse gênero.
O cordel surgiu como uma forma de expressão da cultura popular do interior do nordeste e ela passou a ganhar força por todo o Brasil entre os anos de 19 quando muitos nordestinos saíram de sua terra natal e migraram para as demais regiões do Brasil em busca de melhores condições de vida e para fugir das secas.
Conforme já comentei anteriormente, as ilustrações dos cordéis são bem características desse gênero e são feita usando a técnica da xilogravura. E a xilogravura é uma forma bem antiga de se fazer impressão. Desde a Idade Média se utiliza essa técnica como se fosse um carimbo para fazer livros.
Qual a cidade mais pobre do Estado do Pará?
Como os vírus infectam as células?
Qual a diferença entre voto censitário?
Quais os principais documentos necessários para o transporte rodoviário internacional de cargas?
Qual a importância da chegada da família real para a história dos livros e da biblioteca no Brasil?
Como é feita a absorção de medicamentos?
Quanto tempo fica com tala no pé?
O que é bom para cansaço remédio caseiro?
O que é energia de ativação e complexo ativado?
O que os BTS estão fazendo agora 2021?
Como o Estado brasileiro assumiu a multiculturalidade?
Qual a resolução de uma trena?
Porque a carne vermelha fica marrom quando cozida?
Qual é o limite de tolerância do H2S?
Quais são as consequências da busca por padrões de beleza idealizados?