A vinda da família Real para o Brasil contribuiu para a antecipação da tão esperada Independência do Brasil. Quando instalada no país, a família portuguesa implementou avanços percebidos até hoje na economia e cultura brasileira. Na época, Portugal dependia da Inglaterra. Essa dependência era financeira e política.
A principal consequência da vinda da família real para o Brasil foi a aceleração do processo de independência do país. Em 1815, com fim das guerras napoleônicas, o Brasil foi declarado parte do Reino Unido de Portugal e Algarves, deixando de ser uma colônia.
Seu principal objetivo é assegurar o registro e a guarda da produção intelectual nacional, além de possibilitar o controle, a elaboração e a divulgação da bibliografia brasileira corrente, bem como a defesa e a preservação da língua e da cultura nacionais.
A vinda da família real trouxe como benefício a abertura dos portos as nações amigas; instalações de fábricas; criação da imprensa régia; criação do banco do Brasil; casa da moeda, do jardim Botânico, da Biblioteca e do teatro Real, e das escolas de medicina na Bahia e no Rio de Janeiro.
Considerada como uma dependência da Casa Real e patrimônio do rei, não teve um ato formal de instituição no Brasil, sendo sua primeira referência na legislação o decreto de 27 de junho de 1810, que mandava acomodá-la no Hospital da Ordem Terceira do Carmo, junto com o Gabinete de Instrumentos de Física e Matemática ...
22 curiosidades que você vai gostar
Suas origens estão relacionadas à criação da Biblioteca Real, a segunda organizada pela casa real portuguesa - a primeira foi destruída pelo terremoto que atingiu Lisboa em 1755. Com a vinda da família real, a biblioteca foi trazida ao Brasil.
Também fundada no século XIX, precisamente no ano de 1810, está a nossa Fundação Biblioteca Nacional. Conhecida atualmente por este nome desde 1876, já foi chamada de Real Biblioteca e Biblioteca Imperial e Pública da Corte. Localizada no Rio de Janeiro, abriga o patrimônio bibliográfico e documental do Brasil.
Benefícios para o Brasil
* Criação do Banco do Brasil, em 12 de outubro de 1808; * Início da atividade da Imprensa Régia, em 1810; * Abertura da Academia Real Militar, em 1810; * Inauguração da primeira biblioteca em solo nacional, a Real Bibliotheca (atual Biblioteca Nacional), em 1811.
A vinda da família real para o Brasil mudou, também, a fisionomia do Rio de Janeiro. A cidade que os estrangeiros acharam suja, feia e malcheirosa começou a se expandir e cuidar de sua aparência, abrindo-se às modas europeias.
A vinda da família Real para o Brasil acarretou em mudanças extremas. Permanecendo por um mês na Bahia, fez melhorias na região. ... Com a vinda da família Real para o Brasil, também criou-se o Museu da Biblioteca Nacional, Imprensa régia, o Banco do Brasil, a Academia Militar e da Marinha e a Academia de Belas Artes.
A Biblioteca Nacional é a maior biblioteca da America Latina e segundo classificação da Unesco a biblioteca é considerada a oitave em grau de importância no mundo. O acervo conta com cerca de nove milhões de peças que preservam a cultura e memória do Brasil e do mundo.
Em seu papel fomentadora do conhecimento, as Bibliotecas podem inserir em seu meio uma simples dona de casa à grandes pesquisadores dos diversos ramos dos saberes. O papel social das bibliotecas, além da disseminação da informação, é também, a inserção das comunidades em geral ao conhecimento e suas práticas.
Daí a importância da biblioteca real ser valorizada como as pratarias, as joias, as moedas de ouro, as porcelanas e outras posses de valor material. Se a família real portuguesa estava se mudando para as terras coloniais americanas, que fosse acompanhada de todas as suas preciosidades.
A ameaça do imperador francês de invadir o reino de Portugal e a dívida econômica com a Inglaterra fizeram com que o príncipe regente Dom João VI decidisse pela fuga para o Brasil. O desembarque da Coroa em terras brasileiras trouxe mudanças no cotidiano colonial e acelerou o processo de independência do Brasil.
Por isso, o Brasil era um amontoado de regiões sem comércio nem comunicação entre si. O único ponto em comum era a língua portuguesa e a obediência à Corte. Não havia indústrias e todo o comércio se fazia com e através de Portugal.
No dia 22 de janeiro de 1808, chegava a Salvador a família real portuguesa, em fuga das tropas do exército francês, comandadas por Napoleão Bonaparte, que expandia seu domínio sobre a Península Ibérica.
Fundou o Banco do Brasil, Jardim Botânico, Academia Real Militar, Bibliotecas, construções de teatros, Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro, Imprensa brasileira (autorização para publicação de jornais), pavimentação de ruas, construção de casas, edificação de universidades e Museus (Real e Nacional).
Dom Pedro II após a Proclamação da República
Após a tomada do poder pelos militares, Dom Pedro II e toda a família imperial foram exilados. Eles receberam um informe que deveriam deixar o Brasil e nunca mais retornar. A família real foi para Lisboa, mas também não foram bem-vindos lá e seguiram destinos diferentes.
A vinda da família real ao Brasil (1808) criou a necessidade da organização de uma estrutura sanitária mínima, capaz de dar suporte à estrutura de poder que se instalava na cidade do Rio de Janeiro, trazendo mais gente e mais responsabilidades para a localidade.
Aqui no Brasil, d. João VI realizou uma série de medidas que contribuiu para a modernização do Brasil, promovendo desenvolvimento econômico e florescimento cultural e artístico. Duas medidas de destaque foram a abertura dos portos, em 1808, e a elevação do Brasil à condição de reino, em 1815.
Também mudavam os costumes das famílias, quebrando a reclusão do lar para as mulheres, que passaram a freqüentar os espaços públicos, como as ruas e os teatros e, também dedicar-se `a leitura de livros e ao estudo de outros idiomas.
A antiga Biblioteca al-Qarawiyyin em Fez não é apenas a biblioteca mais antiga da África. Fundada em 859, é a biblioteca mais antiga do mundo e guarda manuscritos com mais de 12 séculos.
A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina. O núcleo original de seu poderoso acervo, calculado hoje em cerca de dez milhões de itens, é a antiga livraria de D.
É possível afirmar que o surgimento da Biblioteca Nacional começou com a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808. Quando a rainha de Portugal, D. Maria I, e de D. João, príncipe regente, chegaram ao Brasil trouxeram um imenso acervo de livros e manuscritos.
A partir do século XVI é que as bibliotecas realmente se transformam, tendo como característica a localização acessivel, passam a ter caráter intelectual e civil, a democratização da informação é especializada em diferentes áreas do conhecimento.
Como pegar o certificado do ENCCEJA 2018 Ensino Médio?
Onde e quando surgiu a primeira escola de ginástica?
O que é preciso para morar no Catar?
Onde surgiu o primeiro cabeleireiro?
Como fazer a retirada do DIU de cobre?
Como fazer matrícula UNB 2021?
Como surgiu a oracao Maria passa na frente?
Como retirar o ar condicionado de janela?
Tem como sacar o dinheiro do PicPay?
Tem como sacar o FGTS no Caixa eletrônico?
Tem como sacar dinheiro do AME?
O que precisa para retirar o documento no Detran?
Como sacar dinheiro do trader?
O que acontece com o saldo do Vale-transporte?
Como tirar o dinheiro do Tesouro Direto?