Como já se disse acima, ao escrever suas memórias, o autor se desdobra em narrador e personagem, num jogo literário muito sutil, narrando os fatos de uma época, olhando-a do ponto de vista de observador geral dos momentos que narra, mas também olhando para si mesmo como personagem que viveu os acontecimentos narrados, ...
Algumas dicas para o ajudar a construir um livro de memórias:
Trata-se de uma narração curta, produzida a partir de um acontecimento real, na qual histórias vivenciadas pelo narrador são contadas em forma de memórias que, como em outras narrativas, também apresenta uma estrutura composta pelos elementos: espaço, tempo, personagens, narrador e enredo.
Chama-se relato de memórias ao gênero de literatura em que o narrador conta fatos da sua vida. É tipicamente um gênero do modo narrativo, assim como a novela e o conto, porém essa classificação é predominantemente atribuída a histórias verídicas ou mesmo sim baseadas em fatos.
O foco narrativo se define pela perspectiva por meio da qual esse narrador opta para relatar os acontecimentos inerentes ao enredo. Ele participará da história, será ele um mero espectador, enfim, como tudo isso decorrerá?
O gênero textual “memória" registra os acontecimentos da vida do autor , o que ocorreu durante a sua vida pessoal, na história política do país e do mundo.
Chama-se relato de memórias ao gênero de literatura em que o narrador conta fatos da sua vida. É tipicamente um gênero do modo narrativo, assim como a novela e o conto, porém essa classificação é predominantemente atribuída a histórias verídicas ou mesmo sim baseadas em fatos.
Memórias são textos produzidos para rememorar o passado, vivido ou imaginado. Para isso devem-se escolher cuidadosamente as palavras, orientados por critérios estéticos que atribuem ao texto ritmo e conduzem o leitor por cenários e situações reais ou imaginárias.
Grosso modo, podemos distinguir três tipos de narrador, isto é, três tipos de foco narrativo: - narrador-personagem; - narrador-observador; - narrador-onisciente.
DEFINIÇÃO DE MEMÓRIAS LITERÁRIAS Memórias são textos produzidos para rememorar o passado, vivido ou imaginado. Para isso, as palavras devem ser escolhidas com cuidado, orientados por critérios estéticos que atribuem ao texto ritmo e conduzem o leitor por cenários e situações reais ou imaginárias.
Esses escritores são, em geral, convidados por editoras para narrar suas memórias de um modo literário, isto é, buscando despertar emoções estéticas no leitor, procurando levá-lo a compartilhar suas lembranças de uma forma vívida.
Diante das informações coletadas, os alunos precisam realizar uma edição do material para transformá-lo em um texto de memória, narrado em primeira pessoa.
São exemplos de autores que escreveram suas memórias Gabriel Garcia Marques e Zélia Gattai, só para citar dois mais recentes. À medida que escreve seu texto, o escritor-autor-narrador organiza as vivências rememoradas e as interpreta, usando uma linguagem específica - a literária.
Como trocar tecla teclado Dell?
Como mudar o tamanho de um documento PDF?
Como mudar a cor da sua caixa de E-mail?
Como aprender a jogar jogos de carta?
Como mudar sua vida completamente?
Como mudar as sugestões da Netflix?
Como mudar o tom da tablatura?
Quais os planos Pré-pagos da TIM?
Qual a diferença entre conta comercial e conta pessoal no WhatsApp?
Quantas peças de dominó para cada jogador?
Pode mudar o nome do condomínio?
Como personalizar a tela da MI Band 5?
Como mudar o tamanho da seta da cota no AutoCAD?
Como fazer uma skin no Minecraft PC?
Como tirar cheiro ruim do chão?
Como jogar de Katarina 2021 Wild Rift?